Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS IMEDIATOS DA APLICAÇAO DE BANDAGENS TERAPEUTICAS NA MARCHA DE UMA CRIANÇA COM MIELOMENINGOCELE: ESTUDO DE CASO
Introdução
A mielomeningocele (MMC) é uma malformação embrionária, decorrente de um distúrbio do fechamento do tubo neural, que resulta em alterações estruturais do sistema nervoso central, as quais geram comprometimento motor, sensorial e/ou cognitivo, que prejudicam a participação social. A marcha é uma função bastante afetada e existem diversas tecnologias assistivas que visam minimizar os acometimentos e auxiliar na sua função, como bandagens terapêuticas, órteses rígidas e dispositivos auxiliares.
Objetivo
Este estudo de caso teve como objetivo avaliar os efeitos imediatos da utilização de bandagem terapêutica elástica confeccionada em policloropreno e poliamida sobre os parâmetros espaço-temporais da marcha de uma criança com MMC. A aplicação da bandagem foi feita com base no raciocínio clínico individual da fisioterapeuta, buscando favorecer a ativação da musculatura abdominal e de extensores de quadril.
Metologia
Indivíduo (F), 13 anos, MMC lesão sacral alta, hiperlordose lombar e marcha independente com auxílio de AFO bilateral. Bandagens confeccionadas em policloropreno e poliamida foram utilizadas para estabilizar tronco e quadril, buscando minimizar deslocamentos laterais excessivos e melhor alinhamento sagital. A marcha foi avaliada durante caminhada de 10 metros, sobre a passarela Zeno (PKMAS) para extração de dados espaço-temporais. Foram considerados 5 ciclos da marcha para comparação com e sem a veste.
Resultados
Com uso das bandagens houve aumento da velocidade (0,77-0,83 m/s), cadência (106,7-114 passos/min), largura do passo (16,6-18,8 cm) e deslocamento do centro de pressão (COP) na fase de apoio único (50,4-54,4%). Quanto ao deslocamento mediolateral do COP durante a transferência de peso de um membro para o outro, houve redução (1,9-1,3%), indicando menor deslocamento lateral do tronco.
Discussão
Os achados mostraram que o uso de bandagens terapêuticas reduziu o deslocamento excessivo de tronco, aumentou a base de suporte e melhorou o desempenho da marcha, possivelmente, devido aos ajustes biomecânicos no quadril e alinhamento da coluna lombar. A melhora do controle de tronco é crucial para a estabilidade, as bandagens terapêuticas parecem desempenhar um papel positivo para um padrão de movimento mais eficiente, tendo potencial como uma intervenção complementar no tratamento da MMC.
Conclusão
Este estudo preliminar indica que as bandagens terapêuticas podem ter um impacto positivo na marcha de indivíduos com MMC, favorecendo o controle de tronco e melhor alinhamento postural durante a marcha. No entanto, é necessário realizar pesquisas adicionais, com maior rigor metodológico, para aprimorar os parâmetros de aplicação das bandagens e investigar sua eficácia em uma amostra mais representativa.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Órteses, Análise da Marcha, Mielomeningocele, Bandagens Terapêuticas
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra - Rio Grande do Norte - Brasil, Instituto Santos Dumont - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
REGIS JEAN SEVERO, CHRISTIAN LANG RATHKE, ANDREZZA LUIZA SILVA VIANA, CAMILA ROCHA SIMÃO, EDGARD MORYA