Dados do Trabalho


Título do trabalho

A eficácia do Pilates como técnica nas Escolioses

Introdução

Entender o complexo desencadeamento da Escoliose como um distúrbio tridimensional é manter-se atualizado e sair de um conceito ainda muito assimilado como verdadeiro. Discute-se ainda hoje as condutas de fortalecimento da convexidade e alongamento da concavidade. No entanto, para a Society On Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment (SOSORT), apenas duas técnicas Fisioterapêuticas possuem comprovação científica: S4D e Pilates.

Objetivo

O presente trabalho visa identificar o grau de melhora da técnica Pilates nos desvios escolióticos da conduta, bem como as possíveis variáveis do tratamento.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica publicada na base de dados da Pubmed e Scielo, sem restrição de período de publicação e idioma, tendo como critérios de busca as palavras-chave: Escoliose, Pilates e Reabilitação.

Resultados

Dessa busca inicial foram encontrados 10 artigos. O critério de exclusão baseou-se na relação dos artigos com a questão norteadora; para tanto, artigos que não apresentavam o Pilates como forma de tratamento foram excluídos – totalizando 08 artigos para análise.

Discussão

Os estudos analisados ressaltam a complexidade em afirmar a eficácia do Pilates nos desvios escolióticos; as pesquisas que apresentavam ensaios clínicos demonstram índices de melhora na angulação de Coob e dinâmica postural do paciente. Algo em comum nos artigos selecionados é a presença de um modelo de protocolo de intervenção baixa e, apenas um dos autores, apresenta como fator importante a percepção do Fisioterapeuta como algo diretamente ligado à evolução do paciente.

Conclusão

Com a escassez dos artigos encontrados que abordavam o tema norteador, percebe-se que o Pilates pode ter sofrido uma definição como técnica de atividade física, encaminhando o profissional para um afastamento do raciocínio clínico e auto-qualificação da técnica voltada para o tratamento de inúmeras patologias. É necessário praticar, mas urge manter-se atualizado quanto aos Guidelines das patologias para a prescrição do tratamento cinesioterapêutico.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Escoliose, Pilates, Reabilitação

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Faculdade de Desenvolvimento do estado do Rio grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LARISSA RIEGER DE ABREU, GREGÓRIO TAPIA DE SOUZA