Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DO USO DE SMARTPHONE PARA AVALIAÇAO DO CONTROLE DO MOTOR DOS MEMBROS INFERIORES (MMII)

Introdução

O controle motor é um componente funcional importante na avaliação dos MMII. Atualmente, esta avaliação é realizada utilizando testes clínicos que não fornecem dados objetivos e quantificáveis. A quantificação de variáveis cinesiológicas dos MMII requer equipamentos de alto custo, inacessíveis a grande maioria dos profissionais que trabalham com o movimento humano. Os acelerômetros de smartphones podem ser instrumentos acessíveis para a avaliação do controle motor de MMII.

Objetivo

Analisar a usabilidade de Smartphones para a avaliação do controle motor dos MMII através da acelerometria.

Metologia

Participaram deste estudo 25 indivíduos não ativos. Com o auxílio de um aplicativo (Momentum Science), dois smartphones Samsung Galaxy A10 foram utilizados para registrar tridimensionalmente a aceleração dos MMII durante o teste de sentar e levantar de 30 segundos. A análise foi realizada de forma automatizada por meio de uma rotina construída com o programa Octave/Matlab o qual detectou os Picos de aceleração, Frequência de picos, Intervalo entre picos, e a análise da Energia das frequências.

Resultados

Os movimentos anterior e posterior da perna demonstraram valores mais elevados de aceleração. A oscilação da aceleração ao longo do tempo de teste permitiu a detecção de Picos de aceleração e a Frequência de picos. Os valores dos picos de aceleração diminuem progressivamente com o tempo, enquanto o Intervalo interpicos aumentam. Oscilações acelerométricas com a frequência de 1 Hz demonstram maior contribuição de energia que diminui progressivamente até a frequência de 5 Hz.

Discussão

Os resultados demonstraram que algumas características da variação da aceleração podem ser parâmetros de análise para estabelecer inferências clínicas. Sugere-se que o coeficiente da curva de valores de pico de aceleração e de intervalo entre picos como variáveis que podem inferir sobre a capacidade funcional. Os valores de pico da oscilação da aceleração do movimento látero-lateral podem ser utilizados para avaliar o controle motor e identificar a instabilidade dinâmica do quadril.

Conclusão

O aplicativo desenvolvido por pesquisadores da UEPA e da UFPA foi capaz de registrar tridimensionalmente as oscilações de aceleração durante o teste pesquisado. Com isso, os smartphones constituem-se em uma alternativa acessível para uma avaliação objetiva do controle de movimento dos MMII através da acelerometria. Estudos populacionais podem gerar parâmetros de normalidade para efeito comparativo e inferências clínicas tanto para o teste estudado quanto para outros testes clínicos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cinesiologia, extremidade inferior, material sensor, Smartphone.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

THIAGO DOS SANTOS BATISTA, LUCAS ALEXANDRE DE FREITAS, EMILY TAYNÁ GONÇALVES DE LIMA, ANDRE DOS SANTOS CABRAL