Dados do Trabalho
Título do trabalho
VALIDAÇAO E CONFIABILIDADE DE UM INSTRUMENTO CLINICO PARA AVALIAÇAO DE MEMBRO SUPERIOR EM INDIVIDUOS COM HEMIPARESIA APOS AVC
Introdução
O AVC é a terceira doença mais incapacitante no mundo. Duas em cada três pessoas sobreviventes apresentam disfunções sonsóriomotoras nos braços. A cinemática 3D é considerada uma das melhores formas de descrever as características biomecânicas dos déficits da função motora; no entanto, o custo desses sistemas limita a acessibilidade clínica. Assim, se faz necessária uma avaliação clínica do braço que considere os aspectos biomecânicos e seja válida com a análise cinemática 3D.
Objetivo
Verificar a validade e examinar a confiabilidade do instrumento clínico Cefid Arm Transporting Test (CATT). O CATT possibilita avaliar a magnitude do erro/sucesso da atividade, a eficácia e a velocidade através das variáveis acurácia, linearidade e tempo de movimento, respectivamente.
Metologia
Estudo transversal com 18 indivíduos. O CATT consiste em um tapete com 2 círculos centralizados e 6 linhas laterais. Foi solicitado que o participante transportasse uma caneca com alça do círculo de partida ao círculo final. As variáveis da cinemática 3D foram coletadas no sistema Optotrak 3D e analisadas no software LabView. A confiabilidade foi analisada através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e a validação concorrente através do Coeficiente de Correlação de Spearman.
Resultados
A confiabilidade teste-reteste do CATT foi excelente para o tempo de movimento e para a acurácia em ambos os braços (ICC>0,9), moderada para a linearidade no braço afetado (ICC=0,50) e pobre no braço não-afetado (ICC=0,00). Para a validação concorrente, foi observada forte correlação para a acurácia (rs=0,79, p<0,001) e para o tempo de movimento em ambos os braços (rs>0,90, p<0,001) e uma moderada correlação da linearidade no braço afetado (rs=0,60, p<0,001).
Discussão
Os resultados do presente estudo mostram a validação do CATT em relação à cinemática 3D e excelente confiabilidade teste-reteste. Em relação aos estudos prévios, já foi reportado correlação moderada (rs=0,50-0,75) da análise cinemática 3D com o instrumento clínico ARAT e WMFT. O presente estudo obteve forte correlação do CATT para ambas as variáveis citadas. Esses resultados indicam o uso do CATT como instrumento clínico em alternativa ao equipamento cinemático 3D.
Conclusão
Os dados obtidos demonstram que o CATT é confiável na avaliação do tempo de movimento e acurácia em indivíduos com hemiparesia após AVC. Os valores de correlação obtidos pelo CATT são maiores que os descritos na literatura para a validação concorrente de uma avaliação clínica com a cinemática 3D. Sugere-se que estudos futuros avaliem a responsividade do CATT em intervenções de pessoas com comprometimento motor.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
acidente vascular cerebral; membro superior; hemiparesia; cinemática; confiabilidade; validação.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Universidade do Estado de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
LETICIA YOLANDA SILVA, LETICIA PEREIRA PADILHA, VICTOR BAUER DA ROSA, BRUNO BOLLA FREIRE, STELLA MARIS MICHAELSEN