Dados do Trabalho


Título do trabalho

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM NEUROMIELITE ÓPTICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Introdução

A Neuromielite Óptica (NMO) ou também conhecida como Doença de Devic é uma patologia autoimune causada por uma inflamação do Sistema Nervoso Central, conhecida por atingir os nervos ópticos e da médula espinhal. A mesma pode ter uma variabilidade entre os sintomas, incluindo algias, redução de força muscular, alterações uroginecológicas entre outros. Com isso, a atuação do fisioterapeuta é fundamental para auxiliar e minimizar os efeitos causados pela NMO.

Objetivo

Descrever a intervenção fisioterapêutica em pacientes portadores de Neuromielite óptica.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica com cunho descritivo pelas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Foram utilizados os descritores em português: Neuromielite Óptica e Fisioterapia em inglesa: “Neuromyelitis Optica” e “Physical therapy” com o descritor booleando AND. Os critérios de inclusão estabelecidos foram artigos e revistas não pagos, em inglês e português, entre 2017 e 2023, incluindo ensaios clínicos controlados e revisões sistemáticas.

Resultados

Inicialmente, foram encontrados nas bases de dados 14 artigos na BVS e 34 artigos na PubMed, no entanto, após a aplicação dos critérios de exclusão, no qual, artigos pagos e que estavam fora do tema proposto não seriam inclusos, somente 20 se enquadravam com o tema, contudo, foram utilizados apenas 4 artigos nessa revisão.

Discussão

Diante dos resultados encontrados, a abordagem fisioterapêutica para esses pacientes tem como objetivo enfatizar a funcionalidade, em prol de fornecer maior qualidade de vida e autonomia, mediante ao fortalecimento da musculatura e a redução de dores musculares, gerando melhora na força muscular e nas AVD’s. Mas vale ressaltar, que cada paciente será tratado de forma personalizada devido à variabilidade de sintomas, irá depender da avaliação feita pelo fisioterapeuta

Conclusão

De acordo com os fatos apresentados, foi possível identificar a importância do fisioterapeuta no tratamento de pacientes portadores da Doença de Devic, ou seja, o fisioterapeuta estará com intuito de preservar à qualidade de vida, promovendo a saúde, minimizando os sinais e sintomas e suas limitações decorrentes da NMO, adaptando o paciente de acordo com sua situação atual.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Neuromielite Óptica; Doença de Devic; Fisioterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNIESAMAZ - Pará - Brasil

Autores

IASMIN FONSECA LISBOA, PATRÍCIA VITÓRIA DE SOUZA MACIEL, MATHEUS MAUÉS DA SILVA PENHA, BRENDA BEATRIZ SILVA MONTEIRO