Dados do Trabalho


Título do trabalho

ESTIMULAÇAO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTINUA APLICADA NA DOENÇA DE PARKINSON

Introdução

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa e progressiva que se caracteriza pelo tremor em repouso, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural¹, na qual causa diminuição e degeneração dos neurônios da substância negra devido à deficiência de dopamina². Para seu tratamento pode-se aplicar Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), sendo uma neuromodulação não-invasiva com corrente direta de baixa amplitude³, melhorando a neuroplasticidade em pacientes com DP⁴.

Objetivo

Avaliar a estimulação de ETCC como efeito terapêutico na DP.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica com dados obtidos na plataforma PubMed. A pesquisa foi realizada por meio de busca de dados utilizando os descritores “Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua”, “Doença de Parkinson” e “Tratamento”. Foi aplicado filtro cronológico de 2018 a 2023, incluindo apenas textos disponíveis gratuitamente, estudos aplicados em humanos e nos idiomas português e inglês, com pesquisas que relacionavam a aplicação de ETCC à DP.

Resultados

Dos 145 artigos encontrados, foram selecionados 44 para análise com aplicação de filtros. Desses 44 artigos, 38 foram descartados por abordarem a corrente Estimulação Transcraniana Magnética Repetitiva (EMTr), exercício baseado em jogos de vídeo (exergaming) e associar a ETCC a outras patologias. As 6 pesquisas restantes foram selecionadas por tratarem de treino de locomoção funcional e função motora associados à ETCC aplicada à DP.

Discussão

A ETTC atua no aumento do córtex motor por ativar os neurônios através da sua excitabilidade, induzindo a liberação de dopamina e melhorando a disfunção dos gânglios da base. Ademais, em pesquisa com dois grupos realizando o mesmo programa de exercícios e apenas um com ETCC, obteve resultados mais promissores na marcha⁵. Destarte, a aplicação da corrente se relaciona à evolução da capacidade de dupla tarefa ao caminhar³, desempenho cognitivo na linguagem e funções atencionais e executivas⁶.

Conclusão

Por meio das evidências científicas conclui-se que a aplicação de ETCC é uma terapêutica benéfica no tratamento de pacientes com DP, trazendo benefícios para a marcha, funções cognitivas, atencionais, motoras e locomoção funcional. Portanto, essa neuromodulação retarda a evolução da doença e proporciona melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Doença de Parkinson; Tratamento.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Instituto Esperança de Ensino Superior - Pará - Brasil

Autores

RAFAELA SOUSA DA SILVA, CAMILA NOBRE DE BARROS, FRANCIELLE VIEIRA DE AZEVEDO, POLYANA DOS SANTOS FERRANDIN, JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA JUNIOR