Dados do Trabalho
Título do trabalho
AGULHAMENTO A SECO (DRY NEEDLING) NO TRATAMENTO DA SINDROME DA DOR MIOFASCIAL CERVICAL – REVISAO DE LITERATURA
Introdução
A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é uma condição dolorosa regional caracterizada pela ocorrência de dor, presença de pontos gatilhos (PGs) nas bandas de tensão no músculo afetado.Apresenta alta prevalência na região cervical, pois a musculatura dessa região é suscetível à formação de PGs.O agulhamento a seco caracteriza-se pela aplicação de uma agulha secadiretamente sobre o PG. Essa técnica é relativamente recente e tem sido preconizada como um recurso eficaz na SDM.
Objetivo
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos do agulhamento a seco (Dry Needling) no tratamento da síndrome da dor miofascial cervical.
Metologia
Foram realizadas pesquisas nas bases de dadosBireme, LILACS, PubMed, Periódicos e SCIELO entre o período de 2010-2020. Os artigos foram elegíveis para análise caso fossem estudos randomizados, que utilizassem a técnica do agulhamento a seco (Dry Needling) no tratamento da SDM cervical. Foram usados os descritores: “dor miofascial”, “agulhamento a seco”, “síndrome miofascial cervical”, “cervicalgia” e suas correspondentes em inglês, “myofascial pain”, “Dry Needling”, “neck myofascial syndrome”.
Resultados
Foram incluídos nove estudos que utilizaram somente o agulhamento a seco como intervenção. Os músculos tratados foram o trapézio superior, o esternocleidomastoideo e os suboccipitais. Os resultados apontam que o agulhamento promoveu redução da dor, aumentou a amplitude de movimento cervical, reduziu a sensibilidade do PG, aumentou o limiar de dor por pressão e melhorou a qualidade de sono.
Discussão
A aplicação do agulhamento a seco sobre o PG, ocasiona uma lesão na placa motora, estimula o reflexo espinhal involuntário, que induz a uma contração rápida como resposta da musculatura tensa e realiza a desativação elétrica da placa motora, com consequente relaxamento muscular. Assim ocorre liberação de substâncias vasoativas que causam o aumento do fluxo sanguíneo local, melhorando a isquemia local, associada à liberação da beta endorfina, encefalina e a dinorfina, que promovem a analgesia.
Conclusão
O agulhamento a seco (Dry Needling) parece ser uma técnica eficaz no tratamento da SDM, por reduzir o quadro álgico, melhorar a amplitude de movimento, além de melhorar a intensidade da cefaleia quando associada a SDM. Além disso, pode melhorar a qualidade e duração do sono. Adicionalmente, pode apresentar resultados imediatos ou a curto prazo, é uma técnica minimamente invasiva de fácil aplicação, sem associação medicamentosa eeficaz para o tratamento de pontos gatilhos
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Agulhamento a seco; Cervicalgia; Síndrome da Dor Miofascial; Ponto Gatilho; Dor na Região Cervical.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Universidade Positivo - Paraná - Brasil
Autores
PAULA VITORIA DE ARAUJO OLIVEIRA, DAIELIN MAISA APOLUCENO KILLING APOLUCENO, KARINA DE LIMA FELISBINO BAGGIO, BRUNA XAYANE GREBOSZ, CHRISTINA PARAMUSTCHAK CRUZ CEPEDA