Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DA ELETROESTIMULAÇAO BILATERAL DO NERVO TIBIAL COM TENS E INTERFERENCIAL NA FREQUENCIA DE MICÇAO DIURNA E NOTURNA DE MULHERES COM INCONTINENCIA URINARIA DE URGENCIA - RESULTADO PRELIMINAR ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Introdução

A incontinência urinária por urgência (IUU) é caracterizada pela perda involuntária de urina associada à urgência que comumente é definida pelo aumento da frequência urinária e noctúria. Etiologicamente há hiperatividade do músculo detrusor durante o enchimento da bexiga e hipersensibilidade da mesma. A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) é considerada padrão ouro de linha de tratamento, porém, faltam estudos que demonstrem a efetividade de outras correntes para o tratamento.

Objetivo

Comparar os efeitos da estimulação bilateral do nervo tibial com TENS e interferencial na frequência de micção diurna e noctúria.

Metologia

Participaram 18 mulheres com IUU, submetidas a eletroestimulação bilateral do nervo tibial com TENS (T=200μs, F=10Hz, n=9) e Interferencial (F=4KHz, modulada a 100Hz, sweep de 100Hz, n=9). Protocolo: anamnese, questionários de IU, 20 sessões, duas vezes por semana. Sendo reavaliadas após última sessão. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética (nº 3.272.572) e registrado no REBEC (RBR-8bkkp6). Todas assinaram Termo de Consentimento. Dados analisados com teste Anova one-way no SPSS 24.0.

Resultados

Foram analisados os dados referentes a frequência urinária diurna e noctúria, pré e pós tratamento, com diferença significativa (p<0,05) observada apenas para micção diurna para o grupo interferencial, que tiveram uma diminuição de 45% na frequência urinária diurna quando comparado ao grupo TENS (41%; p>0,05).

Discussão

Correntes de média frequência vêm sendo utilizadas em outas áreas como alternativa de tratamento em virtude da sua potencialidade em reduzir a impedância da pele a passagem da corrente e consequentemente permitirem maior penetração nos tecidos, o que pode ser também uma alternativa para o uso no tratamento da IUU na região do nervo tibial.

Conclusão

Os resultados parciais deste estudo apontam uma possível superioridade da corrente interferencial bilateral no nervo tibial no tratamento de mulheres com IUU quando comparado com o TENS.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Incontinência urinária de urgência
Tens
Interferencial
frequência urinária

Área

Estudo randomizado

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Botucatu- SP, São Paulo - São Paulo - Brasil, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista em Rio Claro, Rio Claro-SP, São Paulo. - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho- FFC, Marília-SP- São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

STEFFANY PORRINO VIEIRA, DANIELLE HIKARU NAGAMI, FRANCINE CASTRO OLIVEIRA, RAISSA ESCANDIUSI AVRAMIDIS, CRISTIANE RODRIGUES PEDRONI