Dados do Trabalho


Título do trabalho

Efeitos negativos da conectividade e o risco cardiovascular em crianças: revisão de literatura

Introdução

As doenças cardíacas são as patologias que mais causam morbidade e mortalidade no mundo e, ainda geram elevados gastos públicos no tratamento, que vem aumentando nos últimos anos, em conjunto aos casos de hipertensão infantil. As pesquisas apontam o surgimento de placas ateroscleróticas ainda no terceiro ano de vida, desencadeadas pelos maus hábitos. O alto consumo de carboidratos e o uso de telas como principal meio de distração das crianças deixam claro a necessidade de medidas preventivas.

Objetivo

Investigar a influência dos maus hábitos diários, como principal precursor dos fatores de risco cardiovascular na infância.

Metologia

Trata-se de uma revisão de literatura, coletada nas bases de dados eletrônicos Scielo, BIREME e PEDro. Inicialmente foram selecionados trinta e dois artigos na língua inglesa e portuguesa por meio dos descritores “Atherosclerosis”, “Hypertension”, “Techonology”, “Aterosclerose”, “Hipertensão” e “Obesidade”, foi incluso as pesquisas com análise comportamental infantil e a sua interferência nas condições fisiológicas, após revisão, somente dez artigos atenderam aos critérios estabelecidos.

Resultados

Foi constatado que a PA (pressão arterial) elevada causa lesão em órgãos-alvo, aumentando a espessura das artérias carótidas, alterações vasculares e cognitivas. As tecnologias têm tornado as crianças menos ativas, que em conjunto com a alimentação rica em carboidratos e em grande quantidade, proporcionam a condição de obesidade e morbidade. O uso de aparelhos eletrônicos desequilibra o uso energético, acumulando-o e diminuindo a necessidade do organismo para gastar a reserva energética.

Discussão

Tais achados reforçam que, o comportamento sedentário está diretamente relacionado ao uso prolongado de telas, e em conjunto com a alimentação aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas ainda na primeira infância. Nesta perspectiva, a orientação dos responsáveis e investimento na saúde primária, auxiliaria na diminuição dos casos da doença que é responsável pela maior causa de óbito no mundo.

Conclusão

Diante do exposto, é possível observar que as pesquisas e os recursos estão totalmente voltados para o tratamento e diagnóstico nas fases avançadas das doenças cardíacas, em especial os gastos exorbitantes com a cirurgias e transplantes, além, da alta demanda e a falta leitos e suprimentos. Deixando claro, a falta de investimento na atenção primária, devendo ser levado em conta que é uma patologia que pode ser reversível na fase inicial por meio das mudanças de hábito.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Aterosclerose; Hipertensão; Obesidade Infantil; Tecnologia.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Faculdade Santa Terezinha-CEST - Maranhão - Brasil

Autores

EMILLY MENDES DE CASTRO, BIANCA FERNANDA DE ALMEIDA SILVA, LARA SUSAN SILVA LIMA