Dados do Trabalho
Título do trabalho
Avaliação antropométrica e desempenho esportivo em atletas com deficiência: um estudo de revisão sistemática
Introdução
Em geral, a literatura sobre avaliação antropométrica em esportes convencionais é robusta, e traz dados concisos, em estudos de revisão. No entanto, no que se refere especificamente à atletas com deficiência, verificam-se lacunas expressivas, referentes à esta abordagem, o que ressalta sobre a necessidade de estudos na área. Ademais, acredita-se que tal conhecimento é relevante à atuação prática de treinadores, fisioterapeutas, médicos e atletas ao considerar a popularidade crescente do esporte paraolímpico associado a necessidade de evidências científicas que respaldem e viabilizem bons níveis de segurança para prática esportiva. Em complemento, o conhecimento sobre tendência de padrões dos desfechos mencionados ainda poderia auxiliar na identificação de talentos, seleção e monitoramento do treinamento físico-esportivo.
Objetivo
Reunir e descrever os dados disponíveis na literatura sobre o perfil antropométrico e desempenho esportivo no contexto paradesportivo, entre atletas com deficiência
Metologia
Os estudos foram selecionados a partir das bases de dados PubMed, Scielo, EMBASE e CENTRAL desde os registros mais antigos até julho/2020. A estratégia de busca foi elaborada com palavras-chaves relacionadas aos termos “desempenho esportivo”, “perfil antropométrico” e “atletas com deficiência”. Para serem incluídos, os estudos deveriam: 1) Ter como público alvo indivíduos com deficiência, em nível atlético; 2) Ter avaliado o perfil antropométrico e desempenho esportivo; e 3) Ter utilizado delineamento observacional. O processo de seleção dos estudos foi conduzido por etapas (título, resumo e texto completo) por dois avaliadores independentes.
Resultados
A pesquisa nas bases de dados resultou em um total de 1.111 estudos. Após o processo de exclusão por etapas (remoção de duplicatas, análise por títulos, resumos e texto completo), 55 títulos foram considerados elegíveis. Destes, 20 foram excluídos por não terem incluído atletas e 19 foram excluídos por não terem analisado variáveis antropométricas associadas ou não, ao desempenho esportivo. Portanto, 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão propostos e foram devidamente analisados. Sobre os métodos de avaliação, os seguintes instrumentos foram reportados pelos estudos incluídos: antropômetro; compasso de Lange; balança digital; prancha de madeira com balança; fita métrica; compasso de pontas, medição da absorciometria de raios (DXA), estadiomêtro; e bateria de testes específicos para investigar desfechos relacionados a composição corporal e desempenho dos participantes. Os desfechos de 68,75% dos estudos analisados demonstraram haver correlação positiva entre variáveis antropométricas e desempenho esportivo.
Discussão
No geral, os estudos analisados utilizaram diferentes métodos e protocolos para mensurar a composição corporal.
Conclusão
Esta revisão sistemática fornece aos leitores a primeira síntese analítica sobre desfechos antropométricos e desempenho esportivo em atletas com deficiência
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Atividade física adaptada. Amputação. Esporte Adaptado. Fisioterapia. Medicina Esportiva. Pessoas com Deficiência
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Esportiva
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Mato Grosso - Brasil
Autores
FERNANDA GOMIG PEREIRA