Dados do Trabalho


Título do trabalho

SERIOUS GAME COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAUDE

Introdução

A aprendizagem baseada em jogos (ABJ) é uma metodologia que tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem a partir do uso de jogos, criando um ambiente lúdico e motivador para os seus usuários. Os serious games são jogos cujo a principal finalidade é o aprendizado, tendo como aspecto secundário o entretenimento. Nesse contexto, os serious games são uma ferramenta útil no ensino em saúde por proporcionar uma aprendizagem ativa.

Objetivo

Analisar a utilização dos serious games como ferramenta de ensino em saúde.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica utilizando as bases de dados SciELO, MedLine e Google acadêmico, utilizando os descritores “Game” e ”Health Education” e a palavra chave “Serious Game”. Os critérios de inclusão foram trabalhos publicados no período de 2018-2023, foram excluídos trabalhos que não aprofundaram o tema.

Resultados

Os serious games foram utilizados para o ensino de enfermeiros e familiares quanto aos cuidados do recém nascido prematuro. Em outra abordagem foram utilizados os jogos sérios como estratégia educacional para o controle da obesidade infantil. Outro estudo mostra os serious games como ferramenta de ensino em saúde sexual e reprodutiva para adolescentes. Embora o ensino em saúde seja de caráter multidisciplinar, existem poucos estudos sobre a utilização dos serious games no campo da fisioterapia.

Discussão

A aprendizagem baseada em jogos desperta o interesse dos jogadores, levando-os a se envolver em atividades por longos períodos de tempo, algo desafiador comparado aos métodos atuais. Esses jogos são projetados para um contexto educacional, visando alcançar objetivos específicos. Nos serious games, a combinação entre entretenimento e aprendizado mostram eficácia no processo de fixação do conhecimento adquirido.

Conclusão

Conclui-se que a utilização dos serious games é benéfica como ferramenta de ensino em saúde, despertando o interesse a partir de um ambiente lúdico e motivador. Contudo, ainda são escassos os trabalhos direcionados para a área da fisioterapia, sendo necessários novos estudos a fim de aumentar a relevância do tema.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

aprendizagem baseada em jogos; serious game; ensino em saúde.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

THIAGO DOS SANTOS BATISTA, ANDRE DOS SANTOS CABRAL