Dados do Trabalho
Título do trabalho
FORÇA MUSCULAR INSPIRATORIA ATRAVES DO S-INDEX EM PESSOAS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA
Introdução
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada pela obstrução crônica das vias respiratórias, o que dificulta o fluxo de ar e não é totalmente revertido. Essa obstrução é progressiva e está associada a um processo inflamatório anormal causado pela inalação de substâncias tóxicas, principalmente pelo uso do tabaco. Essa condição pulmonar limita a qualidade de vida diária, reduz a capacidade de exercício e gera fraqueza dos músculos inspiratórios.
Objetivo
Avaliar a força muscular inspiratória através do S-Index em pessoas com DPOC.
Metologia
Foi um estudo do tipo exploratório, descritivo e quantitativo. Utilizou o equipamento PowerBreathe® K5 para medir o pico de fluxo inspiratório gerado por uma contração rápida e forte dos músculos inspiratórios, denominado S-INDEX. Os participantes foram posicionados sentados com os pés apoiados no solo e receberam instruções para realizar uma expiração lenta, seguida de uma inspiração rápida e forte usando um clipe nasal e com a boca acoplada ao equipamento visualizando a tela do computador.
Resultados
Neste estudo foram avaliadas 22 pessoas com DPOC, sendo 13 mulheres e nove homens, com média de idade de 62,59±13,94 anos. Quatorze pessoas apresentaram grau moderado da doença, seis graves e duas muito graves. Dos homens 77,78% apresentaram o S-Index inferior ao valor previsto e das mulheres 84,62%. A média do S-Index nos homens que apresentaram valores abaixo do previsto foi de 60,93±21,04 cmH2O e nas mulheres foi de 51,86±11,74 cmH2O.
Discussão
Pessoas com DPOC apresentam uma característica de redução da força muscular periférica e dos músculos respiratórios, cuja explicação é por uma possível perda de massa muscular nessa população. Além disso, acredita-se que haja íntima relação com limitação ventilatória, hiperinsuflação pulmonar ou aumento do trabalho muscular respiratório. Essas observações são justificadas devido à sua tendência de se manifestar de forma inferior quando comparados aos valores previstos.
Conclusão
Este estudo evidenciou que pessoas com DPOC apresentaram valores reduzidos do S-Index na maioria dos participantes. O S-Index também foi menor nas mulheres em relação aos homens.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Força muscular inspiratória; Powerbreathe; S Index; Doença pulmonar obstrutiva crônica;
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Universidade do Vale do Itajai - Santa Catarina - Brasil
Autores
MARIGLEICE PAULINE STOLBEN, EDILAINE KERKOSKI, JÉSSICA CAROLINI DA SILVA, DANIEL ZUMERO FERNANDES, JULIA SANTOS GIAROLO