Dados do Trabalho


Título do trabalho

QUALIDADE DE VIDA DOS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Introdução

A infância é considerada uma das fases mais importante na vida do ser humano, pois é nela que a criança poderá desenvolver o conhecimento sobre o seu corpo com o mundo externo, as relações familiares e sociais. A hospitalização pode desencadear situações de adaptação envolvendo a criança enferma e a sua família, a mudança do papel desempenhado pelos seus genitores.

Objetivo

Analisar a qualidade de vida dos acompanhantes de crianças internadas em ambiente hospitalar.

Metologia

O estudo foi realizado em um hospital da região metropolitana de Curitiba, no setor de pediatria. Fatores de inclusão: faixa etária 18 a 50 anos, parentesco de primeiro grau com ensino fundamental completo. Excluídos, parentesco de segundo ou terceiro grau. Aplicado questionário WHOQOL-bref constituído em 26 questões, composto pelos domínios físicos, psicológicos, fatores sociais e ambientais, com pontuação entre 1 a 5, sendo preenchido pelas próprias voluntárias.

Resultados

Foram avaliadas 20 voluntárias do gênero feminino com categorias de 8 jovens-jovens (18 a 24 anos), 4 jovens-adultas (25 a 29 anos) e 8 adultas-maduras (30 a 59 anos). Obtendo o escore do domínio ambiental de (52,3±14,7), domínio físico apresentado (60,9±13,8), o domínio psicológico de (64,4±15,3) e o domínio social de (68,3±24). Para análise os valores variam de 0 a 100, onde 0 e 40 são considerados insatisfação; de 41 a 69 correspondem a indefinição; e, acima de 70 atingindo nível de sucesso.

Discussão

A internação de uma criança leva a uma reação de estresse para a mãe, levando a uma sobrecarga física, social e psicológica, com isso observamos nos dados obtidos que mães com idade inferior a 30 anos, apresentam uma melhor qualidade de vida, quando comparadas com as mães com idade acima de 30 anos, outro dado obtido foi em relação ao tempo de internação, mães que acompanharam por mais de 14 dias apresentaram o escore de qualidade de vida menor daquelas mães que tiveram permanência menor em ambiente hospitalar.

Conclusão

A hospitalização é um evento traumatizante para mãe que acompanha seu filho impactando diretamente na qualidade de vida das entrevistadas, principalmente a domínio ambiental, físico e qualidade de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Qualidade de vida; hospitalização infantil; acompanhantes.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL (UNIBRASIL) - Paraná - Brasil

Autores

MATHEUS OLIVEIRA PORTO, TAINAN MATIAS LEITE, SILVIA APARECIDA FERREIRA PERUZZO