Dados do Trabalho


Título do trabalho

O ANDAR DESCALÇO E O DESENVOLVIMENTO DOS PES - DA INFANCIA A VIDA ADULTA.

Introdução

O pé pediátrico ainda é pouco estudado pela comunidade científica, não existindo muito consenso sobre o quão plano deve ser e sobre quanto o uso do calçado pode ou não ser prejudicial ao seu desenvolvimento. Dessa forma, encontrar as melhores evidências sobre o desenvolvimento dos pés e o uso do calçado em crianças torna-se relevante para orientar e
direcionar as condutas para prevenção e tratamento relacionados aos possíveis problemas, uma vez que é nessa fase que o pé se forma.

Objetivo

Diante da importância dos pés por serem responsáveis pelo suporte de peso corporal e locomoção, o objetivo deste estudo é entender os aspectos que podem prejudicar sua saúde desde a infância e pesquisar o que pode manter ou melhorar sua função torna-se relevante.

Metologia

Trata-se de uma pesquisa de levantamento de referencial teórico para aprofundamento de conhecimentos sobre saúde dos pés que subsidiou a construção de material informativo sobre o assunto. A estratégia de busca foi realizada em base de Dados científicas como: Medline, Embase, Web of Science, SportDiscus, Cinahl, Scopus e Lilacs por meio de descritores em Ciências da Saúde (DeCS) com os termos: “pé”, “pé cavo”, “pé plano”, “criança”, “Desenvolvimento Infantil” associados à operadores booleanos “and”, “or” e “and not”.

Resultados

Foram selecionados cinco artigos científicos, sendo duas revisões sistemáticas e três estudos observacionais (WEGENER et al., 2011, UDEN; SCHARFBILLIG; CAUSBY, 2017, HOLLANDER et al., 2017, WOLF et al., 2008, ABOLARIN et al., 2011). Estes englobam informações sobre o desenvolvimento dos pés e a influência do uso de calçados em crianças de 12 meses a 18 anos.

Discussão

Ao investigar características dos pés de crianças habitualmente descalças e comparar com as de crianças habitualmente calçadas. Encontraram menor incidência de pés planos, pés mais largos, com maior flexibilidade em crianças habitualmente descalças. Essas características contribuem para uma maior funcionalidade dos pés e assim menor risco de lesões. O arco longitudinal medial se apresenta reduzido em crianças habitualmente calçadas, quando comparadas a crianças habitualmente descalças da mesma idade. O calçado também reduz o feedback proprioceptivo e aumenta a base de apoio para garantir a estabilidade, consequentemente alterando a marcha.

Conclusão

A partir do estudo realizado foi constatado primeiramente que o desenvolvimento do pé pediátrico foi pouco explorado, não existindo consenso de como deve ser avaliado, o quão plano deve ser e a idade em que a postura do pé deve parar de mudar, dessa forma, abrindo questões para pesquisas futuras. Além disso, os sapatos podem influenciar o desenvolvimento dos pés, principalmente no arco longitudinal medial. Por fim, o calçado quando usado em excesso durante a infância tem relação com o desenvolvimento tardio dos arcos, principalmente quando vinculado com o excesso de peso.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Pé plano, criança, marcha.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná - Brasil

Autores

VANESSA CRISTINA NOVAK, MILENA ANDRADE, ALINE CRISTINA CARRASCO