Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITO IMEDIATO DE UMA MANIPULAÇAO QUIROPRAXICA DA COLUNA LOMBAR NA SINTOMATOLOGIA ALGICA EM INDIVIDUOS COM DOR LOMBAR NAO ESPECIFICA
Introdução
A dor lombar crônica não específica é identificada como uma das queixas musculoesqueléticas mais insidiosas em todo o mundo. Nota-se que técnicas de manipulação da coluna vertebral apresentam resultados significativos na redução da dor na coluna vertebral, dentre elas a quiropraxia.
Objetivo
Verificar o efeito imediato de uma manipulação quiropráxica da coluna lombar na sintomatologia álgica em indivíduos com dor lombar não específica.
Metologia
Estudo quantitativo analítico, com 18 sujeitos com dor lombar por mais de três meses, entre 18 a 59 anos, de ambos os gêneros (CEP-Unitins n.4.080.661). A avaliação foi pela EVA e McGill, aplicadas por um pesquisador. Outro pesquisador (Fisioterapeuta Esp. em Quiropraxia) realizou a identificação da vértebra hipomóvel e então o ajuste. Depois de 15min da intervenção o participante respondeu novamente aos questionários. Os dados foram analisados pelo programa BioEstat 5.0, utilizando o teste t.
Resultados
As médias de idade foram 21 anos, de peso 61.32 kg, de altura 1.64 m e de IMC 22.39. Autodeclarados pretos, pardos, brancos e amarelos em maioria do gênero feminino. Imediatamente após a sessão foi notada uma redução significativa na sintomatologia álgica nos aspectos quantitativos (p=0.0022) e qualitativos da dor, nas dimensões sensorial-discriminativo (p=0.0025), afetivo-motivacional (p=0.0073), cognitivo-avaliativo (p=0.0278), miscelânea (p=0.0024) e total (p=0.0010).
Discussão
A literatura aponta que a manipulação quiropráxica da coluna lombar reduz significativamente a lombalgia crônica não específica, assim como observamos nos resultados do presente estudo. Mesmo a literatura ainda sendo escassa com relação a avaliação de uma única sessão terapia manipulativa, observou-se efeito clinicamente relevante na dor.
Conclusão
Conclui-se que uma sessão de manipulação quiropráxica da coluna lombar reduziu a sintomatologia álgica no aspecto quantitativo e qualitativo da dor nas dimensões sensorial-discriminativo, afetivo-motivacional, cognitivo-avaliativo e miscelânea em indivíduos com dor lombar não específica.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Quiropráxica; Manipulação Quiropráxica; Dor Lombar.
Área
Estudo randomizado
Categoria
Terapias Manipulativas
Instituições
Faculdade Ibrate/Instituto de Educação Golden - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Anhembi Morumbi. Instituto de Engenharia Biomédica - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual do Tocantins - Tocantins - Brasil
Autores
FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA SANTOS, ÉDER MARCOLIN, WESLLEY LIMA MOURA, HUGO LIMA SILVA