Dados do Trabalho


Título do trabalho

A AUTOAVALIAÇAO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS EM CURRICULO POR METODOLOGIAS ATIVAS: PERCEPÇAO DOS EGRESSOS

Introdução

Ao longo da História, as transformações ocorreram em diversos aspectos das construções da humanidade, incluindo o campo educacional. As contribuições em educação trouxeram a evolução de uma educação bancária para uma educação significativa, autêntica e inovadora, tal qual se propõem as metodologias ativas no ensino superior.

Objetivo

Identificar a percepção dos egressos do curso de fisioterapia sobre o desenvolvimento de competências ao longo de sua formação em currículo baseado em metodologias ativas de aprendizagem.

Metologia

Estudo descritivo, quantitativo do tipo Survey e qualitativo, realizada com 17 recém-egressos de fisioterapia de novo projeto político-pedagógico baseado em metodologias ativas de aprendizagem. A coleta de dados se deu por questionário com dados sociodemográficos e nível de concordância em escala likert de 6 pontos, além de grupo focal que oportunizou a discussão sobre a trajetória acadêmica e as competências desenvolvidas ao longo da formação.

Resultados

O presente estudo demonstrou um bom grau de satisfação dos egressos em relação à aquisição das habilidades e competências, sendo encontrada uma concordância de 98% em Atenção em Saúde; 97% em Tomada de Decisão e 91% em Comunicação. Apesar do desfecho satisfatório, alguns pontos foram destacados como aspectos limitadores foram encontrados, como: 19% de discordância no segmento Administração e Gerenciamento; 19% em Liderança e 14% em Educação Permanente. Quanto ao aspecto qualitativo, a análise temática evidenciou fragilidades como a formação docente, fragmentação do currículo, dificuldade de integrar ensino e serviço, dentre outros; e, como facilidades, o desenvolvimento de habilidades atitudinais, o incentivo de estudo continuado, dentre outros.

Discussão

Para a aquisição das habilidades e competências de forma satisfatória, deve-se dispor de qualidade na implantação do PPP e excelência na execução das metodologias ativas. Corroborando com os resultados, um estudo identificou que apenas 56% e 39% dos acadêmicos do curso de fisioterapia, do segundo e terceiro ano, respectivamente, acreditam que os professores estão preparados para atuar com metodologias ativas O currículo por metodologias ativas exige mudança de papel do aluno e também do professor, tendo a formação docente papel fundamental no processo. Para lidar com o ensino é imprescindível que se desenvolva nos professores seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade.

Conclusão

A avaliação da implementação do currículo mostrou facilidades e dificuldades para o desenvolvimento das competências das Diretrizes Curriculares Nacionais, podendo nortear de forma mais assertiva o planejamento e execução do projeto político pedagógico de fisioterapia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Educação Superior; Ensino; Curso de Fisioterapia; Metodologia; Universidade.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

UEPA - Pará - Brasil

Autores

THAYNARA SOUZA ANDRADE, SOANNE CHYARA SOARES LIRA, HÉLADE BEATRIZ FARIAS FIGUEIREDO, MÁRCIA BITAR PORTELLA