Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DA FORÇA E RESISTENCIA MUSCULAR DE TRONCO APOS TREINAMENTO EM SUSPENSAO EM MULHERES COM DOR LOMBAR CRONICA

Introdução

A dor lombar crônica (DLC) é uma condição de etiologia multifatorial que acarreta significativo impacto tanto no setor da saúde quanto nos âmbitos socioeconômicos. Além disso, estima-se que 80% da população já teve ou terá algum episódio de dor lombar em sua vida. A dor lombar por 12 semanas ou mais é caracterizada como crônica, e as diretrizes de prática clínica ressaltam que o exercício físico está como um dos maiores recursos não farmacológicos para combater a DLC.

Objetivo

Analisar os efeitos do treinamento em suspensão na força e resistência muscular de tronco de indivíduos com DLC.

Metologia

Foram selecionadas mulheres, de 18-49 anos, com dor lombar crônica de origem mecânica, randomizadas em dois grupos:o grupo de treinamento em suspensão (GT), onde foram realizados exercícios 2x por semana, durante 12 semanas, e o grupo controle que recebeu folder de orientações posturais. A avaliação da força muscular foi realizada através de 3 testes: dinamometria lombar para força isométrica extensora do tronco, teste de resistência abdominal e teste de resistência de extensores de tronco.

Resultados

Participaram 7 mulheres, 4 no GT e 3 no GC. A média de idade foi de 26,43±8,84 anos. A análise estatística demonstrou que não foram obtidos resultados significativos na força e resistência muscular intragrupo (teste de Wilcoxon. Além disso, não foi encontrada diferença significativa de intergrupos em nenhum dos três testes físicos (teste de Kruskall Wallis).

Discussão

Não obtivemos resultados estatisticamente significantes, porém, é importante destacar que o processo de ganho de força e resistência muscular está descrito na literatura como multifatorial. O qual inclui, além do treinamento específico, questões relacionadas à genética, sono, alimentação, adaptação ao exercício e nível inicial de força. Como a amostra foi pequena e as mulheres já eram fisicamente ativas, possivelmente por esses motivos não obtiveram-se ganhos estatisticamente comprovados.

Conclusão

São necessários estudos seguintes para que com o aumento da amostra seja possível destacar o aumento da força muscular após o treinamento em suspensão . E também, confirmar os benefícios deste tipo de treinamento a musculatura do tronco dos indivíduos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dor lombar; Força muscular; Exercício físico, Dor Crônica, Treinamento.

Área

Estudo randomizado

Instituições

UFPR - Paraná - Brasil

Autores

GUSTAVO CEZAR RAAB FERREIRA, DARIEL MATHEUS DOS REIS DO NASCIMENTO, FERNANDA SILVEIRA SANTOS FERREIRA, JULIA MILENA DE MELO, ANA CAROLINA BRANDT DE MACEDO