Dados do Trabalho


Título do trabalho

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO EM SUSPENSÃO NOS FATORES BIOPSICOSSOCIAIS EM MULHERES COM DOR LOMBAR CRÔNICA

Introdução

A dor lombar é uma doença incapacitante de aspectos multifatoriais que interfere diretamente no cotidiano e vida diária da pessoa.

Objetivo

Avaliar a influência do treinamento em suspensão nos aspectos biopsicossociais de mulheres com dor lombar crônica.

Metologia

Foram selecionadas participantes do sexo feminino, de 18 a 45 anos, com dor lombar crônica de origem inespecífica. Os aspectos biopsicossociais foram avaliados através dos questionários: Escala de Catastrofização da Dor (ECD), Start Back Screening Tool (SBST),e Fear Avoidance Beliefs Questionnaire (FABQ. As participantes foram randomizadas em 2 grupos: grupo controle (GP) e grupo de treinamento em suspensão 2 (GTS2).O GTS foi submetido ao treinamento 2x por semana, durante 12 semanas, totalizando 24 sessões e recebeu orientações para cuidado da postura. O GP não realizou o treinamento, somente recebeu as orientações posturais.

Resultados

Na ECD foi encontrada diferença significativa no GTS (16,5±5 vs11,7±6,7, p<0,05). Houve manutenção da classificação do SBST no GTS. No GP havia uma como alto risco e duas como baixo risco, após intervenção todas foram classificadas em baixo risco. Foi encontrada diferença intragrupo no FABQ, subdivisão PHYS no GTS (11,50±6,09vs9,75±5,08, p=0,00).Através do teste ANOVA de medidas repetidas, foi encontrada diferença em ambos os grupos no FABQ total(p=0,00) e FABQ phys(p=0,00)do GTS2 e GP(p=0,03).

Discussão

Participaram, até o momento, 7 mulheres, 4 no GTS e 3 no GP. A média de idade foi de 39±25 anos. O treinamento em suspensão proporcionou melhora nos aspectos biopsicossociais, especialmente na ECD que consiste em refletir sobre experiências dolorosas já vivenciadas e no FABQ que se relaciona a dor e atividade ocupacional.

Conclusão

Foi observada melhora na catastrofização da dor e nos aspectos psicossociais relacionadas a atividade física após o treinamento em suspensão. Espera-se que com o aumento do número de participantes seja possível também verificar melhora nas outras variáveis analisadas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

dor lombar; aspectos psicossociais; treinamento em suspensão

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

JULIA MILENA DE MELO, TALITA GNOAT ZOTZ, GUSTAVO RAAB, DARIEL NASCIMENTO, ANA CAROLINA BRANDT MACEDO