Dados do Trabalho
Título do trabalho
APLICAÇAO DA TERAPIA COMPLEXA DESCONGESTIVA EM UMA PACIENTE COM LINFEDEMA TARDIO DE MEMBRO SUPERIOR: RELATO DE CASO
Introdução
O linfedema de membro superior é a principal complicação decorrente do tratamento do câncer de mama, sendo definido como um acúmulo de líquido nos espaços intersticiais. Dentre os recursos fisioterapêuticos mais utilizados estão a Terapia Complexa Descongestiva (TCD), considerada o padrão ouro na literatura, que abrange: cuidados com a pele, drenagem linfática manual, cinesioterapia, exercícios miolinfocinéticos e enfaixamento compressivo funcional do membro acometido.
Objetivo
Descrever os efeitos da aplicação da Terapia Complexa Descongestiva em uma paciente do sexo feminino com linfedema tardio de membro superior pós esvaziamento ganglionar axilar.
Metologia
Foram realizadas 15 sessões de fisioterapia, de 2 a 3 vezes por semana. Após a avaliação inicial, deu-se início a aplicação da TCD. Inicialmente com manobras manuais em “S” para redução de fibrose, DLM, Enfaixamento Compressivo Multicamadas (ECM) e exercícios miolinfocinéticos. Ao início das sessões o ECM era retirado e aplicava-se a perimetria dos MsSs. E ao final de todas as sessões um novo ECM era realizado, como também os cuidados com a hidratação da pele. A paciente segue na fisioterapia.
Resultados
Primeira perimetria aferida no dia 28/04/2023, obteve-se a maior variação de diâmetro entre os MsSs de 8 centímetros e, a menor variação foi de 4 centímetros. Além disso, a pele ressecada, endurecida, com formação de fibrose linfática em toda a extensão do membro superior. Na 15º sessão aplicando a TCD, a maior variação de medida foi 5 centímetros, e a menor 0,5 centímetros. A aplicação da cinesioterapia e dos cuidados com a pele proporcionou melhores condições da mesma e ganho funcional.
Discussão
A TCD auxilia na redução do linfedema, desconforto, sensação de peso e de parestesia, além da melhora da qualidade de vida e independência funcional. Além de promover descongestionamento da rede linfática, ao contrário dos processos cirúrgicos, não apresenta efeitos adversos graves.
Conclusão
A TCD apresenta resultados favoráveis para o tratamento em pacientes com linfedema de membro superior. Sendo uma das condutas mais escolhidas dentro da Fisioterapia para o manejo do linfedema.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Linfedema; Linfedema de Braço Relacionado a Câncer de Mama; Oncologia; Câncer de Mama.
Área
Estudo de caso-controle
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
UFSM - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
BIANCA BORBA GOMES