Dados do Trabalho


Título do trabalho

SOBRECARGA EMOCIONAL E SUPORTE FAMILIAR DOS CUIDADORES PRINCIPAIS DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA CLINICA ESCOLA DE SAO LUIS -MA

Introdução

A Paralisia Cerebral é caracterizada como as alterações neurológicas, não progressivas, que ocorrem antes, durante ou após da gravidez, provocando danos no sistema nervoso central em áreas que controlam o movimento e a coordenação muscular. Dessa forma, o processo de cuidar de uma criança com PC demanda uma grande responsabilidade e esforço, o que pode acarretar em sobrecarga, cansaço, estresse e isolamento do cuidador principal.

Objetivo

Descrever a sobrecarga emocional e o suporte familiar do cuidador principal de criança com paralisia cerebral.

Metologia

Trata-se de um estudo descritivo transversal longitudinal desenvolvido com cuidadores principais de crianças com paralisia cerebral assistidas na Clínica Escola Santa Edwiges - APAE em São Luís -MA, no período de setembro a outubro de 2022. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética, parecer nº 5.477.065. Na coleta de dados foi utilizado o questionário de avaliação de sobrecarga de cuidadores informais (QASCI).

Resultados

Foram selecionados 37 cuidadores, no qual 48,6% relatou que nunca sentiu vontade de sair da situação em que se encontra; 48,6% às vezes sente-se cansado e esgotado por cuidar do seu familiar, também 32,4% às vezes considera psicologicamente difícil. Em relação ao suporte familiar, 81,1% dizem que a família sempre reconhece o trabalho ao cuidar do seu familiar e sente-se apoiada (o) pelos seus familiares.

Discussão

Observou-se que a prática do cuidado acaba gerando instabilidade emocional ainda que o cuidador encare a situação, visto que em outros estudos apontam que muitas vezes estes não recebem ajuda durante as atividades diárias e nem apoio dos demais membros da família, porém esta discussão acerca da rotina das famílias, principalmente da divisão de atividades diárias ainda é limitada. Isso mostra a necessidade de um suporte ao cuidador para redução da sobrecarga.

Conclusão

O estudo evidenciou que os cuidadores de crianças com PC sofrem com o cansaço e estresse, além das dificuldades psicológicas que é cuidar de alguém altamente dependente. O reconhecimento familiar com o cuidador é algo de suma importância, tendo em vista que a família é a base de auxílio mais próxima dos cuidadores. Além disso, ainda há necessidade de políticas públicas de apoio psicológico e social para esses cuidadores, a fim de beneficiá-los nessa trajetória do cuidar de uma criança com PC.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Sobrecarga, Paralisia Cerebral, Cuidadores.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Faculdade Santa Terezinha - CEST - Maranhão - Brasil

Autores

GESSICA EMANUELLE SANTOS PINHEIRO, JOSÉ ARAUJO DE AMORIM NETO AMORIM, THIAGO MATHEUS DE SOUSA ANDRADE, MARIANA ABREU DA SILVA, AÍLA MARIA CASTRO DIAS