Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA PLIOMETRIA NA PREVENÇAO DE ENTORSE DO TORNOZELO EM ATLETAS DE VOLEI DE QUADRA: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

A entorse do tornozelo é uma lesão incapacitante e a mais frequente em atletas do voleibol. A área lesionada pode alterar cronicamente o controle motor gerando perdas secundárias e desta forma, métodos preventivos podem ser colocados em prática. O voleibol é um esporte de movimentação explosiva, e o treinamento pliométrico é normalmente usado para aumento de força. Assim, torna-se necessário conhecer quais os efeitos da pliometria na prevenção de entorse destes atletas.

Objetivo

Verificar os efeitos da pliometria de forma isolada e não isolada na prevenção de entorse no tornozelo em atletas femininos e masculinos de vôlei de quadra.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, com artigos indexados nas bases de dados COCHRANE, BVS, SCIELO e PubMed, com descritores: vôlei de quadra, pliometria, prevenção e entorse do tornozelo, nas línguas portuguesa e inglesa, datados de 2018 à 2023. Os critérios de inclusão foram artigos que abordassem os efeitos da pliometria de maneira preventiva em atletas de vôlei de quadra. Foram excluídos os que não mencionassem efeitos pliométricos em âmbito de quadra e os artigos duplicados.

Resultados

De acordo com os critérios de elegibilidade, foram encontrados 101 artigos e elegíveis 11. Acredita-se que a pliometria possa ser um recurso utilizado pelo fisioterapeuta na prevenção de lesões pois, proporcionam a hipertrofia da musculatura em membros inferiores quando realizado de maneira combinada. Além disso podem melhorar o gestual esportivo. Entretanto, ainda há controvérsias sobre os efeitos preventivos da pliometria na entorse do tornozelo destes atletas quando realizados isoladamente.

Discussão

Anthony (2022) afirma que a pliometria, de maneira isolada, promove fortalecimento muscular, melhora de gestual esportivo e o senso de posição da articulação do tornozelo. Tais resultados são corroborados por Dell’Antonio (2022) porém, este realiza o treino no ambiente aquático. Já autores como Huang et al (2021), os contrapõem e demonstram que a pliometria de forma isolada não apresenta a eficácia preventivas ideal, carecendo combinar com treinos de equilíbrio, estabilidade e resistência.

Conclusão

O presente estudo demonstra que os exercícios pliométricos podem possuir efeitos positivos na prevenção de entorse do tornozelo em atletas de vôlei de quadra. Entretanto, não existe um consenso na literatura sobre os seus efeitos na prevenção da entorse do tornozelo quando realizados de maneira isolada ou combinada. Sugere-se mais estudos sobre o tema.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Pliometria; Prevenção; Vôlei de quadra; Entorse do tornozelo

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

União Metropolitana de Educação e Cultura - Bahia - Brasil

Autores

HELLEN CARVAHO SALVIANO, LAÍS DE OLIVEIRA MEDEIROS, PIETRO ARAÚJO DOS SANTOS, NAIARA MOREIRA PIMENTEL