Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE HIDROTERAPIA NA FUNÇAO MUSCULAR DO ASSOALHO PELVICO DE GESTANTES: DADOS PRELIMINARES

Introdução

Durante o período gestacional intensas mudanças ocorrem no corpo da mulher, incluindo no assoalho pélvico, o que pode ocasionar em disfunções sexuais, incontinências e distopias. Assim, faz-se necessário, através da fisioterapia, o fortalecimento dessa estrutura, sendo a hidroterapia um método muito aceito por gestantes, uma vez que, além dos ganhos, possui propriedades físicas que proporcionam relaxamento e conforto.

Objetivo

Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade da intervenção com o programa de hidroterapia associado à exercícios de contração dos músculos do assoalho pélvico na funcionalidade do mesmo.

Metologia

A pesquisa incluiu primigestas/secundigestas com parto prévio apenas por cesárea, entre 18 e 35 anos, até a 24° e 28° semana gestacional, normoglicêmicas e com autorização médica. Foi realizada a Avaliação Funcional do assoalho pélvico (AFA) por toque bidigital, classificando através da escala de OXFORD modificada. O protocolo hidroterápico contou com exercícios metabólicos, de fortalecimento e de mobilidade associados a exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, 2 dias semanais.

Resultados

Foram realizadas 11,7+2,5(9-16) sessões. No grupo de hidroterapia houve melhora da performance e do endurance. Os valores do domínio repetition diminuíram em ambos os grupos, já do fast aumentaram. Ademais, o grupo de hidroterapia apresentou menor elevação da parede posterior (elevador do ânus), o que se manteve até segundo momento, e maior taxa de reflexo de tosse. O Grupo controle também não teve diferenças entre o primeiro e segundo momentos quanto a elevação da parede posterior.

Discussão

A melhora da função muscular está associada aos exercícios de contração dos músculos do assoalho pélvico, o que otimizou a contração voluntária máxima, melhorando a percepção e o controle pélvico.

Conclusão

O estudo demonstrou efetividade da intervenção com o protocolo de hidroterapia na função muscular do assoalho pélvico de gestantes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Assoalho pélvico, gestantes, hidroterapia.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu- FMB, Botucatu-SP - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- FFC, Marília-SP - São Paulo - Brasil

Autores

LIVIA GROUS GABINI, RAÍSSA ESCANDIUSI AVRAMIDIS, CAROLINE BALDINI PRUDENCIO, FABIANE AFFONSO PINHEIRO, ANGÉLICA MÉRCIA PASCON BARBOSA