Dados do Trabalho


Título do trabalho

DOENÇAS RESPIRATORIAS EM CRIANÇAS EXPOSTAS A BIOMASSA

Introdução

A impureza do ar externo e a exposição crônica à fumaça doméstica são um dos principais fatores que colaboram para a taxa de mortalidade global (A. M.; A. G., M. S. et al., 2021). As crianças são especialmente vulneráveis ​​e sensíveis aos efeitos prejudiciais à saúde da poluição do ar, que inclui infecção respiratória aguda inferior na infância (KC, R.; S. S, G. S. et al., 2018). Assim, a exposição aos causadores podem acarretar no risco de internações hospitalares por doenças respiratórias.

Objetivo

Índice de doenças respiratórias em crianças expostas à biomassa.

Metologia

Trata-se de um Artigo Original. A coleta foi realizada no Hospital Público Casa de Saúde (HCS), na unidade Pequeno Príncipe (pediatria) no município de Santa Maria, no período de abril a novembro de 2022. Mediante aprovação do COMIC do Hospital Casa de Saúde e do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Franciscana sob parecer nº 5.469.528. Os critérios de inclusão eram: crianças até 5 anos de idade, internadas pelas seguintes doenças respiratórias: Pneumonia, Asma e Bronquiolite.

Resultados

Foram incluídos 62 questionários com respostas referentes à temática determinada. As perguntas abordaram se as crianças estavam em ambientes com exposição à queima de biomassa e quais eram as principais doenças respiratórias prevalentes. Diante disso, os resultados evidenciaram que 46,8% apresentavam diagnóstico de pneumonia, 37,1% de bronquiolite, 16,1% de asma, sendo que 72,6% não estavam em contato com a queima de biomassa.

Discussão

No estudo realizado por KC, R. et al., 2018 evidencia que a falta de conscientização sobre doenças crônicas e a falta de ventilação adequada predispõem esses indivíduos a um risco aumentado de desenvolver doenças pulmonares induzidas pela fumaça de biomassa. Entretanto, a pesquisa realizada no HCS identificou que as crianças com doenças respiratórias, 72,6% não estavam em contato com o mesmo, características sazonais assim como a fisiopatologia da doença podem estar relacionados a esses dados.

Conclusão

A maioria dos participantes não teve relação entre a queima de biomassa e as doenças respiratórias apresentadas por eles. Além disso, há necessidade de mais pesquisas relacionadas ao tema com maior número amostral para identificar se ocorre relação entre os efeitos causados em crianças expostas à biomassa.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Doenças respiratórias; Crianças; Biomassa.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNIVERSIDADE FRANCISCANA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BARBARA HENKER, VINÍCIUS SPAGNOL REGASSON, GABRIEL PEREIRA BOLZAN, NATHÁLIA DE ALMEIDA LAVARDA, VIVIAN DA PIEVE ANTUNES