Dados do Trabalho


Título do trabalho

INCIDENCIA DE BRONQUIOLITE ENTRE CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAIS DO MARANHAO EM 2023.

Introdução

A bronquiolite é uma condição respiratória comum na infância acometendo neonatos, lactentes e crianças, caracterizada por uma inflamação e estreitamento dos bronquíolos¹. Posto que em sua grande maioria os casos de bronquiolite são leves e não apresentam riscos à saúde da criança, há casos que podem se apresentar de forma grave e leva, em muitos casos, à necessidade de internação hospitalar².

Objetivo

Descrever a incidência e as características socioeconômicas de pacientes pediátricos internados com bronquiolite no estado do Maranhão em 2023.

Metologia

Estudo transversal descritivo que utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH SUS 2023), realizado com lactentes e crianças brasileiras (≤12 anos) que foram internadas com bronquiolite no período de janeiro a abril de 2023 no estado do Maranhão. As variáveis analisadas foram sexo, idade, raça/cor, mês de internação e data de permanência. Frequências absolutas e relativas foram obtidas através do software R.

Resultados

A incidência de casos de bronquiolite no Maranhão nesse período foi de 9,14 casos por 100.000 habitantes. Destes, a maioria era do sexo masculino (54,30%), na faixa etaria de até 2 anos (75,80%) e cor parda (81,72%). Os meses com maiores números de internação foram em fevereiro (32,25%) e março (24,73%) e o tempo de internação foi menor ou igual a 5 dias (80,65%). Não houve internações em UTI e evolução para óbito.

Discussão

Estudos anteriores trazem resultados semelhantes ao encontrado nesta pesquisa. A bronquiolite é uma infecção que tem pico de incidência entre os dois e seis primeiros meses de vida, crianças do sexo masculino, tempo de internação de 5 dias e baixo percentual de internação em UTI³⁻⁵.

Conclusão

Observou-se um perfil de lactentes do sexo masculino, até 2 anos de idade, da cor parda. O período de internação com maior número foi o mês de fevereiro em que a permanência foi menor ou igual a 5 dias. Conclui-se , então, por baixa incidência, curta duração e baixa letalidade na rede pública do Estado do Maranhão.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Bronquiolite; Saúde da Criança; Análise de Dados; Serviços Hospitalares.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Faculdade CEST - Santa Terezinha - Maranhão - Brasil

Autores

HYAN VICTOR DE OLIVEIRA VIEIRA, NATALY BORGES DA COSTA PINTO, GESSICA EMAUELLE PINHEIRO, KAISER SALGADO NEVES, CARLOS MARTINS NETO