Dados do Trabalho


Título do trabalho

INDICE DE INTERNAÇOES EM CRIANÇAS EXPOSTAS A QUEIMA DE BIOMASSA

Introdução

A incineração de biomassa é a maior fonte doméstica de energia através da madeira, carvão, entre outros, sendo esses produtores de altos índices de poluição do ar nos ambientes internos/externos. Diante disso, indivíduos que estão no ambiente domiciliar e fazendo o uso de fontes de queima de biomassa, sendo eles as crianças e seus responsáveis, são expostos mesmo com o contato indireto da criança aos agentes causadores, da mesma forma.

Objetivo

Identificar a relação entre as internações por doenças respiratórias e a exposição à queima de biomassa em crianças.

Metologia

Trata-se de um Artigo Original. A coleta foi realizada no Hospital Público Casa de Saúde (HCS), do município de Santa Maria, no ano de 2022. Mediante aprovação do COMIC do HCS e do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Franciscana sob parecer n° 5.469.528.Critérios de inclusão: crianças de 0 a 5 anos de idade que durante a triagem identificaram-se expostas e internadas pelas seguintes doenças respiratórias: Pneumonia, Asma e Bronquiolite.

Resultados

Foram incluídos 62 questionários com respostas referentes à temática determinada, destes 72% das crianças não estavam em ambientes com exposição à queima de biomassa como: fogão à lenha, lareira, entre outros. Ou seja, grande parte da amostra não estava em contato com a queima de biomassa.

Discussão

No estudo realizado por Mortimer et al., (2020), com crianças em uma faixa etária de até 5 anos da região do Malawi, não foi encontrada nenhuma evidência que associado a relação entre a queima de Monóxido de Carbono ou Carboxihemoglobina na incidência da pneumonia. Somado a isso, a pesquisa realizada no HCS identificou que o público envolvido não estava exposto a agentes nocivos da queima de biomassa, corroborando com o estudo de Mortimer et al., (2020).

Conclusão

Através dos dados da nossa pesquisa, observou-se que não houve uma relação entre a exposição à queima de biomassa e o índice de internados. No entanto, é de extrema importância que sejam realizados mais estudos, com maior número amostral, para contribuição da comunidade científica sobre essa temática.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Biomassa; Doenças Respiratórias; Crianças.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GABRIEL PEREIRA BOLZAN, IDIVANI LUIZ DA SILVA, BARBARA HENKER, LUIZA OLIVEIRA BORIN, VIVIAN DA PIEVE ANTUNES