Dados do Trabalho


Título do trabalho

Relato da aplicação de protocolo para reabilitação lombar

Introdução

Em 2022, mais de 66.000 brasileiros entraram em benefício por comprometimentos da coluna Lombar. Para tanto é necessário construir uma propedêutica eficaz para o paciente com relatos de dor na coluna já que a estimativa é que este acometimento possa atingir 80% da população. O atual Guideline aponta a necessidade de trabalhar o fortalecimento da musculatura do tronco associado a exercícios aeróbicos para a total reabilitação destes pacientes.

Objetivo

Verificar a eficácia de um protocolo Fisioterapêutico adaptado para Lombociatalgia à direita por Hérnia de disco.

Metologia

Paciente apresentou-se à Clínica FisioAbreu, em Porto Alegre, por Lombociatalgia à direita, com queixa de parestesia em L3 e Lasegue positivo. Na avaliação respondeu a Escala de dor (EVA 8) e ao questionário SF36 (SF20). O protocolo aplicado foi baseado em adaptação de Williams, Klapp, fortalecimento da musculatura flexora/extensora do tronco e Glúteos, divididos em três séries: I. exercícios em decúbito dorsal; II. exercícios em decúbito lateral e III. exercícios em quatro apoios.

Resultados

A paciente realizou 60 sessões, numa frequência de 3xsemana por 05 meses. No início dos atendimentos apresentava alguns critérios para Cinesiofobia – não sendo aplicada escala própria. Submetida semanalmente à avaliação pela Escala de dor e SF36, quando visto a possibilidade de alta a paciente apresentou os seguintes resultados, EVA 0 e SF100. Sendo assim, encaminhada para uma atividade física supervisionada; Pilates ou Musculação.

Discussão

O resultado dos últimos cinco anos aponta para o fortalecimento muscular do core abdominal como de suma importância para a estabilização do tronco; bem como o fortalecimento gerado pelos exercícios de quadril da fase I-II na tentativa de melhora da harmonia lombo-pélvica. Os exercícios da fase III recorrem para avanços maiores no controle postural, devendo, obrigatoriamente, olhar para a musculatura multifída para a completa reabilitação e maior estabilidade postural.

Conclusão

O presente estudo, apesar de ter mostrado grande eficácia no controle da dor e resgate da funcionalidade, não apresenta significância estatística. Por se tratar de um relato de Estudo de Caso fica inviável definir a melhora da paciente pelos exercícios propostos ou pelo decorrer da própria patologia. Abre-se assim, a necessidade e interesse de implantar o protocolo sugerido em um número amostral maior para futura análise.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Dor Lombar, Reabilitação

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Faculdade de Desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GREGORIO TAPIA DE SOUZA, CLAUDIA BOLZAN DA CUNHA, REULI LEITES BARDEMAKER