Dados do Trabalho


Título do trabalho

SINDROME DE QUERVAIN NO PUERPERIO: REVISAO BIBLIOGRAFICA.

Introdução

A Síndrome de Quervain (DQT) é a tenossinovite causada pela estenose do primeiro compartimento dorsal, por compressão do tendão do abdutor longo do polegar e o extensor curto do polegar na bainha tendinéa.¹ É comum em mulheres, especialmente durante o período gestacional, pós-parto e menopausa, devido a alterações hormonais do organismo.² Mulheres grávidas ou lactantes tem sido reconhecidas como predispostas à tenossinovite de Quervain (DQT).³

Objetivo

realizar um levantamento bibliográfico sobre a DQT no Puerpério.

Metologia

trata-se de uma revisão bibliográfica com estudos publicados de 2018 a 2023. Para o levantamento foram utilizadas a seguintes bases de dados: MEDLINE, PUBMED, REVISTA ESPANHOLA DE REUMATOLOGIA (Elsevier), SCIENCEDIRECT. Foram incluídos os artigos no idioma inglês e português que se encaixavam no período pesquisado , descritores: Pregnancy Complications, Puerpério, Tenossinovite de Quervain. Como critério de exclusão: artigos com mais de 5 anos que não abordassem a temática proposta.

Resultados

foram selecionados 10 artigos que mais se encaixam com o tema, dos quais apenas 5 foram utilizados no estudo no idioma inglês e português. A partir desse estudo, observamos que de acordo com Bae et al., (2023), foram identificados 34.342 pacientes com DQT relacionada a gravidez (PRDQT) representando uma incidência cumulativa de aproximadamente 2,1%. Idade ≤ 30 anos, gestação múltipla e síndrome hipertensiva na gestação foram identificados como fatores de riscos.

Discussão

Já Spicer, Paul J., et al., (2022), por sua vez nos trás que a síndrome é mais comumente associada, como resultado de carregar por longos períodos o recém nascido, levando ao uso excessivo do pulso. Por fim AFSHAR & TABRIZI (2021), relatam que os problemas de mão e punho relacionados à gravidez podem permanecer subtratados e reduzir a qualidade de vida dessas mulheres.

Conclusão

constatou-se desta investigação que a repetição de movimentos por parte da mãe no contexto do cuidado com o bebê, o peso excessivo manifesta-se como contribuintes para a patogênese da síndrome de Quervain. Este conjunto de fatores pode culminar na diminuição da qualidade de vida da mulher, inclusive exercendo impacto nos cuidados prestados ao neonato durante o período puerperal. Em virtude dessas observações, recomenda-se a implementação de abordagens terapêuticas preventivas, visando qualidade de vida materna durante a gestação e no puerpério.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Puerpério; Polegar da mamãe, Tenossinovite de Quervain.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Centro Universitário da Amazônia - Unama - Pará - Brasil

Autores

Samyra Laiane Chagas Cabral, Ândria Marta Costa Ferreira, NAYNA DE SOUSA NUNES, Pâmella Andrya Dos Santos Silva