Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DA RESISTENCIA A INSULINA, MORFOLOGIA E VIAS DE SINALIZAÇAO INFLAMATORIA NA PLACENTA DE RATAS COM PERIODONTITE APICAL

Introdução

Estudos têm verificado que patógenos periodontais estão associadas às alterações na estrutura placentária. A literatura mostra-se escassa em relação aos estudos que investigaram a relação entre periodontite apical (PA) materna e resultados gestacionais adversos. A PA trata-se de uma inflamação no ápice da raiz dental e está associada ao aumento de citocinas inflamatórias que podem contribuir para alterações sistêmicas.

Objetivo

Sendo a placenta um órgão essencial para a saúde da prole, o objetivo do presente estudo foi investigar as vias inflamatórias na placenta de ratas com PA. (Processo CEUA no: 0878-2022).

Metologia

As 24 ratas Wistar foram distribuídas em 3 grupos:1) ratas controle;2) ratas com 1PA; 3) ratas com 4PAs. Após 30 dias da exposição pulpar, as ratas foram colocadas para acasalamento. A eutanásia foi realizada no 20o dia de prenhez e a placenta foi coletada para as seguintes análises pela técnica de Western blotting: 1) grau de fosforilação de c-Jun N-terminal cinase (JNK); 2) conteúdo de fator de necrose tumoral-α(TNF-α). As estatísticas foram feitas por ANOVA, seguida do teste de Tukey(<0.05).

Resultados

Os resultados do presente estudo mostraram que não houve diferença estatística no grau de fosforilação de JNK na plancenta entre os grupos. Entretanto, o grupo 4AP apresentou aumento no conteúdo de TNF-α na placenta quando comparado ao grupo CN. Não houve diferença estatística nesse parâmetro entre os grupos CN e 1AP.

Discussão

Os dados demonstraram que a PA materna está associada ao aumento da citocina inflamatória (TNF- α) na placenta e isto tem sido relacionado com alterações sistêmicas na descendência.

Conclusão

Isso reforça a importância da prevenção da PA durante a gestação para prevenir alterações na placenta que podem afetar o ambiente intrauterino e o desenvolvimento fetal. PROCESSO FAPESP: 2023/00536-0.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

placenta, inflamação, programação fetal

Área

Estudo randomizado

Instituições

Faculdade de Odontologia FOA/SP - São Paulo - Brasil

Autores

ANA CARLA THALEZ YWABUCHI NOBUMOTO, THAIS VERÔNICA SAORI TSOSURA, BIANCA ELVIRA BELARDI, RODRIGO MARTINS DOS SANTOS, DORIS HISSAKO MATSUSHITA