Dados do Trabalho


Título do trabalho

QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS, QUEDAS E DESEMPENHO FUNCIONAL EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇAO PRIMARIA

Introdução

Com o envelhecimento é comum o surgimento de mais de uma comorbidade, sendo necessário o uso de vários medicamentos para controlar os sintomas. A relação entre a quantidade de medicamentos com a presença de quedas e com a piora do desempenho funcional já tem sido descrita em idosos. Portanto, surge a necessidade de estudos que avaliem essas relações, visto que quedas na população idosa são um problema de saúde pública.

Objetivo

Analisar a relação entre quantidade de medicamentos, probabilidade de quedas e desempenho no Teste de Sentar e Levantar (TSL) em idosos.

Metologia

Estudo transversal com idosos de Centros de Saúde da Família em Goiânia-GO. Foram incluídos indivíduos acima de 60 anos que assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). E excluídos os que não utilizassem nenhum medicamento e que não conseguissem realizar o TSL. A análise dos dados foi realizada através do Sciences Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 25.0. A correlação entre as variáveis foi verificada pelo Coeficiente de Correlação de Spearman.

Resultados

113 idosos , média de idade 68 e DP 6,8; 91 mulheres e 22 homens. 18 idosos apresentaram 7% de probabilidade de quedas; 45 apresentaram 13%; 37 apresentaram 27%; 11 apresentaram 49%; 1 não apresentou probabilidade de quedas. 77 idosos realizaram o TSL em um tempo >15s e 36 idosos realizaram em um tempo <15s. Foi encontrada correlação entre quantidade de uso de medicamento e probabilidade de cair rho 0,359 P 0,00 ; e quantidade de uso de medicamentos e o valor TSL rho 0,281 P 0,003.

Discussão

No estudo de Gazibara et al (2017) houve correlação entre o número de medicamentos com a frequência de quedas, resultados similares aos do presente estudo que encontrou correlação entre o uso de medicamentos e probabilidade de cair. No estudo de Hamza et al (2019), foi encontrado correlação entre o uso de medicamentos com um tempo maior na execução do Teste Up and Go. No presente estudo utilizamos o TSL e foi verificado correlação entre o teste e quantidade de medicamentos.

Conclusão

O uso de medicamentos faz parte do tratamento de doenças que acometem a população idosa e conhecer os fatores relacionadas a probabilidade de cair é importante para os profissionais de saúde. Esta pesquisa contribui para um corpo de evidências sobre uso de medicamentos e probabilidade de quedas e declínio funcional em pessoas idosas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Uso de Medicamentos, Acidente por Quedas, Idosos

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Estadual de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

ERIKA LETICIA GOMES NUNES, ALINE CRISTINA BATISTA RESENDE DE MORAIS, JESSE CASTELO SOUZA SANTANA, BIANCA DE ALBUQUERQUE CARVALHO, TANIA CRISTINA DIAS DA SILVA HAMU