Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DA MOBILIZAÇAO PRECOCE EM PACIENTES NEONATOS E PEDIATRICOS: REVISAO DE LITERATURA
Introdução
A Mobilização Precoce (MP) é essencial na reabilitação fisioterapêutica com crianças em estado de imobilidade na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), por isso, a necessidade de iniciar um protocolo de reabilitação precoce. A MP caracteriza-se pelo exercício de mobilidade passiva ou ativa e mobilidades no leito, com benefícios de melhora da funcionalidade, dor e do uso da Ventilação Mecânica (VM).
Objetivo
Revisar na literatura os efeitos da mobilização precoce em pacientes neonatos e pediátricos.
Metologia
Foram selecionados artigos de estudo de prevalência pontual transversal, análise retrospectiva, estudo transversal, estudo analítico descritivo de corte transversal, estudo observacional seccional analítico, revisão sistemática e meta-análise. Publicados nos últimos 5 anos na base de dados: LILACS, BVS e PubMed. Artigos nos idiomas português e inglês que abordaram o uso da mobilização precoce em pediatria e neonatologia.
Resultados
Dentre os 10 artigos encontrados, 5 foram no LILACS, 4 na BVS e 1 na PubMed. Sendo 8 na revisão e 2 retirados por não abordarem a MP.
Discussão
Essa mobilização presente nas UTIP não é unânime, sendo mais aplicadas por fisioterapeutas que reconhecem a importância do movimento para evitar o imobilismo. Ressaltou-se, ainda, a importância da estabilidade hemodinâmica e responsividade do paciente para realizar os exercícios; a maioria dos estudos buscaram iniciar de 24-72 horas após internação em UTIP.
Conclusão
Dentre os estudos selecionados nesta revisão, é cabível ratificar que a MP, sobretudo em pediatria, diminui o tempo de internação; minimiza os efeitos colaterais do imobilismo; permite a integração da criança ao meio, com os estímulos necessários e maximiza a funcionalidade mediante a cinesioterapia; amplitude de movimento; sedestação; deambulação e transferências que são realizadas em pacientes em UTIN. Não há contraindicação de qual protocolo é absoluto, mas, é citado a sedação excessiva.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia; Mobilização precoce; Unidade de terapia intensiva.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Instituições
Universidade da Amazônia (UNAMA) - Pará - Brasil
Autores
AIANA DE CASTRO MAGNO, GEIZILETE MONTEIRO TEIXEIRA, DIEGO ALEIXO VIEIRA, CLEONICE RODRIGUES FIALHO, BRENDA BEATRIZ SILVA MONTEIRO