Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA O EQUILÍBRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

A equoterapia, como é designada no Brasil, utiliza-se do cavalo como um agente promotor de ganhos de ordem física, psicológica e educacional. É um método terapêutico que utiliza o cavalo nas áreas da saúde, educação e equitação na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. (ANDE-BRASIL, 2014). Ao deslocar-se, o cavalo exige dos cavaleiros ajustes tônicos constantes para adaptar seu equilíbrio a cada movimento. A cada passo o cavalo produz de 1 a 1,25 movimentos por segundo, assim em 30 minutos de sessão o cavaleiro executa de 1.800 a 2.500 ajustes tônicos que atuam diretamente sobre seu sistema nervoso profundo, o qual é responsável pela noção do equilíbrio, distância e lateralidade. A prática de Equoterapia facilita o aprendizado motor, através de benefícios ganhados no sistema sensorial, vestibular e visual, vindo a contribuir para pacientes neurológicos, principalmente aqueles que apresentam disfunções neuromusculares e com déficit de equilíbrio corporal (COSTA, 2018). Diante disso, o presente estudo teve como finalidade realizar uma revisão sistemática, compreendendo os efeitos da Equoterapia no equilíbrio, bem como, os benefícios da mesma.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi levantar as evidências científicas através de uma revisão integrativa de literatura, em que a equoterapia traz benefícios para praticantes com diferentes alterações de equilíbrio postural.

Metologia

Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a qual realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, foram selecionados todos os tipos de estudo, integrantes de ambos os sexos com qualquer idade e que foram avaliados quanto ao equilíbrio quando submetidos a equoterapia. Ainda, foram selecionados artigos em língua portuguesa e inglesa, com período de abrangência da pesquisa de 2010 à 2022.

Resultados

Na busca inicial com os DECs, a partir da delimitação do tempo em cinco anos e idiomas inglês e português, foram encontrados 48 artigos científicos. Na primeira etapa, foram excluídos, a partir da leitura do título, 38 estudos, permanecendo 10. Na segunda etapa, após leitura na integra, foram excluídos 3 artigos, desses, 1 por duplicidade e 2 por não estarem de acordo com os critérios de inclusão ou com a temática proposta. Desta forma, obteve-se uma amostra final de 7 estudos.

Discussão

Foi possível observar uma compatibilidade intimamente relacionada da equoterapia com o equilíbrio em várias patologias. Foram encontrados sete estudos, dois estudos trouxeram sobre esclerose múltipla, um sobre síndrome de Down, outro sobre doença de Huntington, um acidente encefálico cerebral, um sobre transtorno do espectro autista, outro sobre paralisia cerebral.

Conclusão

A equoterapia é eficaz para o equilíbrio de crianças, adultos e idosos, resultando dos variados movimentos promovidos pelo cavalo que produzem estímulos diversos ao praticante.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Equoterapia, Hipoterapia e Equilíbrio Postural.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

URI UNIVERSIDADE REGIONAL E INTEGRADA DO ALTO URUGUGUAI E DAS MISSÕES - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KARIM KAIOMI DE OLIVEIRA BORDIGNON, GABRIELI KAIOMI DE OLIVEIRA DURIGON