Dados do Trabalho


Título do trabalho

Uma revisão bibliográfica sobre o impacto do Método Pilates em pacientes com a doença de Parkinson

Introdução

Os processos degenerativos do Sistema Nervoso Central acometem o paciente de forma gradual gerando a perda de sua funcionalidade. Na doença de Parkinson onde existe a lesão dos receptores dopaminérgicos o paciente inicia com quadros de alterações posturais seguidas de tremores associados a dificuldade dos movimentos. O Pilates por se tratar de um Método de alinhamento/consciência corporal resulta numa das possibilidades reabilitativas para este tipo de paciente.

Objetivo

Avaliar o impacto do Método Pilates em pacientes com a Doença de Parkinson.

Metologia

O estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica e para sua execução foram realizadas buscas nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da BVS, Pubmed, Scielo, Lilacs, CAPES, Biblioteca Cochrane e Google Acadêmico no período de 2017 a 2023 tendo como critérios de busca as palavras-chave: Pilates, Parkinson e Reabilitação.

Resultados

Dessa busca inicial foram encontrados 34 artigos nos idiomas Inglês e Português. O critério de exclusão baseou-se na relação dos artigos com a pergunta norteadora, e para tanto, todos os estudos que não consistiam em ensaios clínicos foram desclassificados.

Discussão

Os ensaios clínicos apresentaram eficácia do Método Pilates para pacientes Parkinsonianos, atuando nos ganhos de ADM e controle de tronco, bem como, na força/mobilidade e flexibilidade. Sugere-se, também, a efetividade na melhora dos quadros cognitivos através da aplicação da Escala UPDRS, mas sem evidência estatística por não ter sido uma conduta padronizada. Percebeu-se também o refreamento da evolução da doença dando maior tempo e qualidade de vida e funcionalidade.

Conclusão

O Método Pilates tem se mostrado benéfico no processo de reabilitação dos pacientes acometidos pela doença de Parkinson, gerando o refreamento dos sintomas, possibilitando uma melhor qualidade de vida e independência desses indivíduos. Apesar de sua ampla utilização, científica e prática, percebe-se a necessidade de maiores estudos para assim elucidar a aplicação do Pilates como método reabilitativo e não apenas de manutenção da beleza.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Reabilitação, Doença de Parkinson

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Faculdade de Desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul (FADERGS) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANNY CAROLINA CORREA DALSOLIO, GREGÓRIO TAPIA DE SOUZA, FABIANA SALATINO FANGUEIRO