Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE INTEGRADA DE PARAMETROS AUTONOMICOS, CARDIOVASCULARES E RESPIRATORIOS NA RECUPERAÇAO APOS EXERCICIO FISICO COM E SEM INGESTAO DE AGUA: ENSAIO CLINICO NAO RANDOMIZADO

Introdução

Acelerar a recuperação dos sistemas autonômico, cardiovascular e respiratório pós-exercício têm sido o objetivo de técnicas como a ingestão hídrica. Porém, o comportamento desses sistemas tem sido investigado apenas de forma isolada, o que não leva em consideração a integração entre os sistemas durante a recuperação.

Objetivo

Avaliar a recuperação em homens jovens e ativos submetidos a um protocolo de exercício físico aeróbio moderado e prolongado com ou sem ingestão de água, a partir da análise integrada de desfechos autonômicos, cardiovasculares e respiratórios.

Metologia

Este estudo envolveu 39 homens jovens e ativos em três etapas: teste de esforço máximo, protocolo controle (PC) com 90 minutos de esteira ergométrica e 60 minutos de recuperação passiva, e protocolo hidratação (PH) com o mesmo procedimento do PC, porém com ingestão hídrica dividida em 10 porções iguais e individualizadas. Foram avaliados desfechos autonômicos, cardiovasculares e respiratórios, comparando o escore Z durante o repouso com os momentos de recuperação.

Resultados

Foi encontrada diferença entre protocolos (p < 0,05) para os momentos REC2, REC4 e REC5 no escore autonômico. Os momentos REC2, REC4 e REC5 do PH não apresentaram diferença em comparação ao repouso para o escore cardiovascular e para o escore respiratório, os momentos REC1 e REC2 do PH apresentaram diferença significante em relação ao repouso (p < 0,05).

Discussão

Os resultados mostraram efeitos positivos da hidratação na recuperação autonômica, mas efeitos menos consistentes nos sistemas cardiovascular e respiratório. A análise integrada revelou a importância da consideração conjunta dos sistemas fisiológicos na recuperação. Esses achados fornecem insights para estratégias de recuperação mais eficazes, embora sejam necessárias mais pesquisas para compreender os mecanismos subjacentes e explorar diferentes populações e condições de exercício.

Conclusão

O modelo de análise integrada proposto foi capaz de demonstrar os efeitos da ingestão hídrica sobre a recuperação pós exercício em homens jovens e ativos quando submetidos a um exercício físico aeróbio prolongado de intensidade moderada.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Exercício físico; Hidratação; Ingestão de líquidos; Recuperação.

Área

Estudo randomizado

Instituições

FCT UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

NATACHA DE LIMA GERVAZONI, ALESSANDRA APARECIDA ALVES DA SILVA, VANESSA RYE ISAWA, LUIZ CARLOS MARQUES VANDERLEI