Dados do Trabalho
Título do trabalho
CORRELAÇAO ENTRE A VELOCIDADE DE MARCHA DE 4 METROS COM O NIVEL SOCIOECONOMICO E COGNITIVO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM OS CENTROS DE SAUDE DA FAMILIA
Introdução
A velocidade de marcha de 4 metros (VM4M) é um teste de capacidade funcional simples, de fácil aplicação, muito utilizado para a avaliação de idosos, e um indicador importante das condições de saúde e fragilidade física. Outros indicadores são os níveis socioeconômico e cognitivo, que estão associados ao envelhecimento englobando de modo geral fatores intrínsecos e extrínsecos.
Objetivo
Este estudo teve como objetivo analisar a correlação entre o teste de VM4M com o nível socioeconômico e cognitivo apresentados por idosos da comunidade que frequentam os Centros de Saúde da Família – CSF da cidade de Goiânia-GO.
Metologia
Trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado com idosos com idade ≥ 60 anos. O cálculo amostral foi realizado pelo software GPower® utilizando o teste t de correlação assumindo-se um poder de 0,95, com amostra prevista de 111 participantes. Para a análise estatística utilizou-se o software SPSS 25.0, e a correlação entre as variáveis independentes e os desfechos foram analisadas pelo Coeficiente de Correlação de Spearman, adotando-se um valor de significância de p < 0,05.
Resultados
Participaram do estudo 121 idosos de 60 a 88 anos (68,53±6,86 anos), sendo 78,5% mulheres e 21,5% homens. Encontrou-se uma fraca correlação da VM4M com o nível socioeconômico avaliados pela renda familiar (rô= 0,198/p=0,03) e classificação da ABEP (rô= -0,184/p=0,04); e com o nível cognitivo avaliada pelo mini exame do estado mental – MEEM (rô= 0,221/p=0,01).
Discussão
Neste estudo houve correlação da VM4M com o nível socioeconômico em pessoas idosas, como descrito na literatura, que relata a associação independente entre esses dois fatores, ou seja, pessoas idosas que apresentam um baixo nível socioeconômico apresentam maiores chances de deterioração física ao longo do tempo. Quanto ao nível cognitivo, a velocidade da marcha mais lenta até 7 anos antes e reduções da velocidade da marcha ao longo do tempo são preditores para o risco de demência.
Conclusão
Observou-se que quanto melhor o tempo de velocidade da marcha (maior que 0.8 m/s) maior a renda familiar; quanto pior o tempo de velocidade da marcha (< ou igual a 0.8 m/s) menor a classificação da ABEP e maior a chance de alteração no nível cognitivo. Ou seja, devido à complexidade relacionada ao envelhecimento, além da avaliação da capacidade funcional, o nível socioeconômico e cognitivo são informações simples que podem complementar a avaliação da pessoa idosa.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Envelhecimento; Classe Social; Declínio Cognitivo.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Saúde Pública
Instituições
Universidade Estadual de Goiás – UEG - Goiás - Brasil
Autores
BIANCA DE ALBUQUERQUE CARVALHO, ALINE CRISTINA BATISTA RESENDE DE MORAIS, ERIKA LETÍCIA GOMES NUNES, JESSÉ CASTELO SOUZA SANTANA, TÂNIA CRISTINA DIAS DA SILVA HAMU