Dados do Trabalho


Título do trabalho

A vivência da monitoria acadêmica em fisioterapia musculoesquelética

Introdução

Preocupadas em acompanhar o avanço pedagógico, as Universidades, cada vez mais, trazem aspectos de metodologia ativa para o desenvolvimento acadêmico dos seus alunos. Nesse contexto, as estratégias pairam em um ambiente mais prático e dentro da realidade do fomento ao raciocínio clínico; estabelecendo o fortalecimento das relações professor-monitor-aluno e na compreensão que não existe atividade de ensino-aprendizagem sem o estudante.

Objetivo

Entender o papel do monitor, na visão do aluno, no processo de aprendizado, individual e coletivo, nas competências e habilidades específicas da profissão, bem como, na percepção e empoderamento de uma concepção como grupo e aprimoramento das softs kills.

Metologia

A monitoria acadêmica foi desenvolvida durante o semestre de 2023/1, contando com a presença do Professor e Monitor acadêmico em todas as aulas práticas da disciplina de Fisioterapia Musculoesquelética, totalizando 35 aulas teóricas e 15 práticas. A atuação do monitor deu-se a partir da compreensão de suas funções em artigos de pedagogia e monitoria acadêmica em saúde publicados no período de 2013 a 2023.

Resultados

Encontrou-se seis artigos que contribuíram com o objetivo da proposta. Para estes autores, os alunos relataram grande facilidade na resolução das problemáticas surgidas. A monitoria trata-se de apostar na inserção do aluno dentro de um grupo em desenvolvimento para gerar aproximação entre monitor-estudantes e estudantes-professor, rompendo o ideal tradicionalista do “domínio ao saber” e que, juntos, sejam construtores da aula e do aprendizado, tornando o aluno um protagonista da sua formação.

Discussão

A presença do monitor propiciou o sentimento de liberdade na turma em opinar sobre as conduções e percepções das metodologias utilizadas que atingiram maior eficácia no aprendizado, corroborando com o que é descrito pela lista de autores. O monitor, no desenvolver desta construção, pôde reforçar suas dominâncias através do “fazer” e desenvolver habilidades em docência, como destacam Rodrigues (2016) e Vicenzi (2017) sobre o crescimento individual do aluno-guia frente à turma.

Conclusão

O tema ainda carece de publicações talvez por não ser um assunto específico da Fisioterapia. No entanto, os ganhos atingidos durante a execução da monitoria durante o semestre de 2023/1 instiga, espera-se que não apenas aos autores do resumo, maiores estudos/vivências desse processo do construir, percebendo que a caminhada é muito mais prazerosa quando coletiva e feita por iguais, independentemente do tempo individual nessa estrada.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Capacitação Profissional, Aprendizagem, Fisioterapia

Área

Série de casos

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Faculdade de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (FADERGS) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

EDUARDO ZANCO SCAPINI, GREGÓRIO TAPIA DE SOUZA