Dados do Trabalho
Título do trabalho
ANALISE DA FOTOBIOMODULAÇAO E CINESIOTERAPIA NA DOR E QUALIDADE DE VIDA DE INDIVIDUOS COM DOR LOMBAR CRONICA NAO ESPECIFICA
Introdução
A dor lombar crônica não específica pode ser definida como dor persistente por mais de doze semanas, sem causa bem definida, o que impacta negativamente na qualidade de vida do indivíduo. Tal condição clínica é apontada como uma das queixas musculoesqueléticas mais comuns no mundo, representando um problema de saúde pública devido a sua alta prevalência. Várias modalidades terapêuticas têm sido estudadas para o manejo da dor lombar crônica não específica, entre elas o uso da fotobiomodulação.
Objetivo
Analisar os efeitos da fotobiomodulação e cinesioterapia na dor e qualidade de vida de indivíduos com dor lombar crônica não específica.
Metologia
Estudo quantitativo analítico com 15 sujeitos, aprovado pelo CEP da Universidade Anhembi Morumbi (n. 4.430.611). Para a avaliação foi utilizada a EVA e o SF-36. Foram realizadas 12 sessões, iniciada com exercícios de cinesioterapia seguida da fotobiomodulação (comprimento de onda: 904nm-densidade de energia: 36J/cm2-densidade de potência: 1.284W/cm2 - tempo: 180s por ponto), aplicada lateralmente às vertebras T11 até S1. Os dados foram analisados pelo programa BioEstat 5.0, utilizando o teste t.
Resultados
A média de idade foi 35.2 anos, peso 66.47 kg, altura 1.6 metros e IMC 25.6, autodeclarados pretos, pardos e brancos em maioria do gênero feminino. Percebemos redução da dor após as sessões (p<0.0001), melhora nos domínios da qualidade de vida, capacidade funcional (p 0.0208), aspectos físicos (p 0.0017), vitalidade (p 0.0037), aspectos sociais (p 0.0280), aspectos emocionais (p 0.0099) e saúde mental (p 0.0056); na dor (p 0.1644), estado geral da saúde (p 0.0723) não observamos impacto.
Discussão
A literatura é escassa com relação a análise dos efeitos da fotobiomodulação isolada na dor e qualidade de vida de indivíduos com dor lombar crônica não específica. Portanto, neste estudo utilizamos 36J/cm2 em cada ponto bem como exercícios de cinesioterapia e conseguimos perceber uma melhora significativa no nível da dor em seis dos oito domínios da qualidade de vida, contudo apontamos que a dor residual os participantes favoreceu para a não melhora no domínio dor e estado geral da saúde.
Conclusão
Conclui-se que a fotobiomodulação e cinesioterapia reduzem a dor e melhorou seis dos oito domínios da qualidade de vida de indivíduos com dor lombar crônica não específica. No entanto, novos estudos precisam ser realizados com dosagens de energia diferentes e com grupo controle para confirmar o efeito da técnica.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Lasers; Exercícios de Alongamento Muscular; Técnicas de Exercício e de Movimento; Dor Lombar.
Área
Estudo randomizado
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - Maranhão - Brasil, Universidade Anhembi Morumbi. Instituto de Engenharia Biomédica. Centro de Inovação, Tecnologia e Educação (CITÉ) - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual do Tocantins - Tocantins - Brasil
Autores
FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA SANTOS, NADYSON PINHEIRO RAMOS, ANTONIO BALBIN VILLAVERDE, CARLOS JOSÉ DE LIMA, ADRIANA BARRINHA FERNANDES