Dados do Trabalho


Título do trabalho

COMBINAÇAO DA REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA (RVI) E DA ESTIMULAÇAO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTINUA (ETCC) NO TEMPO DE REAÇAO E DESEMPENHO MOTOR PARA AÇAO MOTORA

Introdução

A RV tem sido usada como estratégia terapêutica na reabilitação, pois é capaz de estimular a integração de informações multissensoriais e pode promover a aprendizagem motora. Nessa linha, autores apontam a ETCC em Córtex Parietal Posterior como forma de aumentar a velocidade de integração multissensorial e a percepção visuoespacial. Assim, o treino combinado dessas duas tecnologias pode otimizar o tempo de reação e a consolidação da aprendizagem motora.

Objetivo

Verificar o efeito do treinamento da RVi combinada ao ETCC em Córtex Parietal Posterior (CPP), na velocidade do tempo de reação e no desempenho motor de indivíduos saudáveis.

Metologia

74 adultos jovens e saudáveis, com idade média (21.1±2.8), foram randomizados aleatoriamente em grupo 1 (n=25, RVi), grupo 2 (n=24, RVi e ETCC anodo/ativo), grupo 3 (n=25, RVi e ETCC placebo). Todos os participantes jogaram Beat Saber por 15 minutos, durante 5 dias consecutivos. Para os grupos 2 e 3 o jogo foi combinado ao ETCC. Na avaliação, foram realizados os testes: caixa e bloco; batimento de placas; queda da régua e de trilha A, no primeiro e no último dia, antes e logo após a tarefa.

Resultados

Os principais resultados demonstraram que o treino de RVi, independentemente da ETCC, em 5 dias consecutivos aumentou significativamente o tempo de reação e coordenação nos testes: caixa e bloco (antes: 65.4 ±1.0; depois: 76.3 ±1.1 - p< 0.01); queda da régua (antes: 12.0 ±0.5; depois: 8.6 ±0.5 - p< 0.01); batimento de placas (antes: 16.9 ±0.6; depois: 13.3 ±0.4 - p< 0.01); trilhas (antes: 28.6 ±1.5; depois: 15.9 ±0.8 - p< 0.01); desempenho no jogo (antes: 50.964; depois: 105.191 - p< 0.01).

Discussão

Diante dos resultados, os estímulos sensoriais simultâneos e sobrepostos experimentados no treino com o jogo Beat Saber na RVi, reduziu o tempo de resposta e consolidou o aprendizado motor. Estudos anteriores mostraram que tarefas baseadas em RVi que fornecem feedback multissensorial congruente e de sincronia visou-motora reduzem o tempo de reação e o tempo de conclusão da tarefa. As limitações foram, precisão do cronômetro na bateria de testes de avaliação e velocidade do ritmo da música.

Conclusão

Os achados desse estudo sugerem que o treino com RVi, independentemente do uso combinado da ETCC em CPP, aumenta a velocidade de resposta motora, de coordenação e de aprendizagem motora, assim como aumenta a performance no jogo.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Tempo de Reação; Desempenho motor; Realidade Virtual Imersiva; Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Córtex Parietal Posterior; Aprendizagem motora.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL DE ALBUQUERQUE LIMA, GABRIELA DO AMPARO NOGUEIRA, SABRINA BARON DE MORAES, MARILIA LIRA