Dados do Trabalho
Título do trabalho
O uso da Terapia por Microcorrentes no tratamento de cicatrização de feridas
Introdução
Lesões dérmicas são caracterizadas pela perda da integridade do tecido epitelial podendo haver grande quantidade de exsudato. A cronificação de feridas dificulta o processo normal de cicatrização. As microcorrentes são correntes de baixa intensidade capazes de aumentar o ATP das células em até 500% facilitando o transporte de nutrientes e causando a reoxigenação dos tecidos. Reestabelecendo e acelerando o processo de cicatrização, bem como, a melhora da dor do paciente.
Objetivo
Verificar os efeitos da terapia por Microcorrentes no tratamento da cicatrização de feridas crônicas.
Metologia
O resumo consistiu em uma revisão bibliográfica, tendo como critérios de seleção a pesquisa de artigos científicos, em inglês e português, durante o período de 2012 a 2023. Para o processo de busca dos autores foram utilizadas as plataformas de pesquisas, Pubmed, plataforma PEDRO e Scielo, tendo como palavras-chave “Cicatrização, Eletroterapia, Fisioterapia”.
Resultados
Na busca foram encontradas 855 publicações, sendo descartados aqueles que não possuíam acesso na íntegra e/ou não tinham relação com a questão norteadora do resumo. Sendo assim, 18 artigos atingiram os objetivos da problemática e foram inseridos na base referencial do resumo apresentado.
Discussão
Os autores definem como ferida crônica qualquer lesão tecidual que supere o período de 30 dias. Os autores destacam que a microcorrente é capaz de aumentar a proliferação fibroblástica no local da lesão o que propicia a reintegração do tecido epitelial. Outro aspecto trazido pelos autores é a capacidade das microcorrentes em atingir a melhora dos quadros álgicos pela própria cicatrização da lesão que impede o estímulo do limiar nociceptivo ao Sistema Nervoso.
Conclusão
Os estudos apontam grande eficácia no processo cicatricial de feridas dérmicas pela utilização das microcorrentes, terapia esta oferecida desde os meados da década de 70. Torna-se interessante, e perspicaz, novos estudos para averiguar as demais utilidades da microcorrente no resgate quanto à saúde do paciente, uma vez que foi frequente no processo de pesquisa o relato da sua utilização para alívio da dor destes mesmos pacientes com lesões dérmicas crônicas.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia, Cicatrização e Eletroterapia
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Dermatofuncional
Instituições
Faculdade de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (FADERGS) - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
BIANCA MARINS TEIXEIRA, GREGÓRIO TAPIA DE SOUZA, RENATA SILVA ZARPELAO