Dados do Trabalho


Título do trabalho

CORRELAÇAO DA ESCOLARIDADE COM O DESEMPENHO NO TESTE DE SENTAR E LEVANTAR EM IDOSOS DA COMUNIDADE

Introdução

A desvantagem socioeconômica está ligada ao envelhecimento acelerado e a redução dos cuidados com a saúde. A escolaridade é um determinante social que causa efeito na saúde de um idoso, indivíduos com baixa escolaridade podem apresentar menor desempenho funcional. O teste de sentar e levantar (TSL) avalia a força dos membros inferiores e a capacidade funcional para realizar exercícios físicos.

Objetivo

Correlacionar o nível de escolaridade com o desempenho no teste de sentar e levantar.

Metologia

Estudo transversal realizado com idosos em Goiânia GO. Na avaliação da escolaridade, foi questionado até quantos anos foi frequentada instituições de ensino. O TSL consiste em sentar e levantar por cinco vezes cronometrando o tempo em segundos, considerando 10-12 - bom, 13-15- regular e >16- ruim. Realizadas análises descritivas e de correlação com o teste de Spearman. Significância estatística (p<0,05). Os coeficientes de correlação adotados: <0,29 pequena, 0,3 a 0,49 média, >0,5 grande.

Resultados

Foram analisados 121 idosos sendo 95 (78,5%) do sexo feminino e 26 (21,5%). do sexo masculino. A média do teste de sentar e levantar foi de 21,85 segundos (``) (desvio padrão: ± 3,76) com o mínimo 8,58`` e máximo de 86``. A média de escolaridade foi de 4,6 anos (Desvio padrão: ± 11,96) mínimo de 0 anos e máximo 18 anos. O teste de correlação de Spearman entre a variável de escolaridade e o valor obtido no teste de sentar e levantar foi médio (Rho= 0,375; P= 0,00).

Discussão

O teste de correlação apresentou uma correlação moderada entre escolaridade e o TSL, a escolaridade é um determinante social e indicador de condições socioeconômicas, indivíduos com renda e escolaridade elevadas possuem acessos à bens e serviços de saúde de maior qualidade. Outro fator, é o entendimento para a realização do teste. O teste depende da compressão do do indivíduo a ser avaliado.

Conclusão

Os resultados do estudo mostraram que houve correlação entre escolaridade e o tempo gasto no teste de sentar e levantar, concluindo que quanto mais baixo o nível de escolaridade, maior o tempo de execução do teste.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Funcionalidade; idoso fragilizado; Desempenho físico funcional

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Saúde Pública

Instituições

Universidade Estadual de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

JESSE CASTELO SOUZA SANTANA, ALINE CRISTINA BATISTA RESENDE DE MORAIS, ERIKA LETÍCIA GOMES NUNES, BIANCA DE ALBUQUERQUE CARVALHO, TÂNIA CRISTINA DIAS DA SILVA HAMÚ