Dados do Trabalho


Título do trabalho

INTERVENÇÕES FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DA ATÁXIA CEREBELAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Introdução

As ataxias cerebelares são caracterizadas como um grupo de doenças neurodegenerativas, que envolvem o cerebelo e suas conexões.A ataxia pode ser classificada em dois grupos: ataxias adquiridas ou hereditárias. As adquiridas são aquelas ocasionadas em decorrência de acidente vascular ou traumas, já as hereditárias são alterações no gene.O tratamento atual de pacientes com ataxias cerebelares, especialmente formas neurodegenerativas, genéticas ou não, deve incluir diferentes formas de reabilitação.

Objetivo

Dessa forma o presente estudo tem por objetivo analisar as intervenções e importância da atuação fisioterapêutica no tratamento de indivíduos com ataxia cerebelar.

Metologia

O presente estudo foi realizado seguindo as normas para revisão de literatura. A busca por manuscritos publicados nos anos (de 2007 a 2023), com material de caráter acadêmico em três bancos de dados: Pubmed, Scielo e PEDro.Buscou identificar artigos científicos nos critérios de inclusão: estudos relacionados ao tratamento fisioterapêutico em pessoas com ataxias, com critérios de inclusão artigos de forma clara sobre a reabilitação do quadro motor, assim como a abordagem da fisioterapia. E foram excluídos artigos que não abordassem o tratamento fisioterapêutico ou a reabilitação.

Resultados

Schiavinato AM et al (2011), em sua pesquisa mostraram que a realidade virtual e significante.Scheeren et al (2012) corrobora com o estudo anterior e mostra o benefício da associação de jogos interativos. Barbuto et al (2020) foram aplicados em um grupo de pacientes portadores de ataxia exercícios como treino aeróbicos em bicicleta ergométrica.Ali et al(2020) em um grupo foi aplicado exercícios para a melhora do equilíbrio estático e dinâmico,associado a exercícios vestibulares.Leonardo L ,et al (2017) e a favor de um programa de exercícios de condicionamento físico em geral.

Discussão

Para Oliveira LAS et al (2018) combinar treino de marcha e tarefas desafiadoras.De acordo com Adler et al (2007), a utilização da facilitação proprioceptiva neuromuscular (FNP) se baseia na ideia de que estimula o paciente. (Keller e Bastian, 2014 )a adesão a intervenções de exercícios além do período de treinamento supervisionado é fortemente recomendada.Araujo.M.J.L;et al (2010) a evolução dos pacientes deve permitir que eles pratiquem marcha de forma independente. Mais é questionável se ganhos funcionais obtidos durante o tratamento pode ser mantidos em longo prazo.

Conclusão

Os estudos utilizados na pesquisa mostraram melhorias significativas para os déficits de equilíbrio, marcha e instabilidades posturais através do tratamento fisioterapêutico. Além das intervenções se faz necessário uma avaliação fisioterapêutica realizada de forma minuciosa e detalhada para auxiliar na elaboração do plano de tratamento adequado para cada paciente com foco nas suas principais necessidades, definindo também os principais objetivos e metas para um bom prognóstico. São necessários mais estudos científicos que abordem tratamento a longo prazo para melhores atualizações.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Ataxia Cerebelar, Reabilitação e Atuação da Fisioterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Centro universitário Unama Santarém-PA - Pará - Brasil

Autores

ANDRIA MARTA COSTA FERREIRA, ÁDRIA NÓBREGA DE SOUSA MARQUES , NAYNA DE SOUSA NUNES , DORALICE AZEVEDO FARIAS