Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFICACIA DE TECNICAS FISIOTERAPEUTICAS NO TRATAMENTO DE CEFALEIAS DE ORIGEM CERVICOGENICA.

Introdução

A cefaleia é uma das afecções mais frequentes, acometendo cerca de 96% ao longo da vida na população em geral, sendo mais comum no sexo feminino e maior incidência do tipo tensional (cerca de 40%). A cefaleia do tipo cervicogênica acomete e 0,4% à 20% da população com diagnóstico de cefaleias. As principais causas, são alterações nos componentes musculoesqueléticos, discos intervertebrais e tecidos moles.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é mostrar a eficácia da manipulação vertebral associada ao agulhamento elétrico ou mobilização vertebral mais exercícios no tratamento de cefaleias de origem cervicogênica.

Metologia

Trata-se de uma revisão de um estudo randomizado onde os pacientes receberam manipulação da coluna cervical e torácica alta mais agulhamento elétrico a seco (n = 74) ou mobilização e exercício da coluna cervical e torácica alta junto a um programa de exercícios de resistência craniocervical e periescapular (n = 68). O presente estudo foi registrado em ClinicalTrials.gov (NCT02373605).

Resultados

O estudo revelou que o grupo que recebeu dry Needling elétrico + manipulação obteve uma melhora significativamente quando comparado ao grupo de Mobilização + Exercícios na intensidade da dor de cabeça (F = 23,464; p <,001), frequência da dor de cabeça (F = 13,407; p <,001 ) e incapacidade (F=10,702; p<0,001). As diferenças foram significativas visto que o grupo de manipulação + agulhamento pararam completamente de tomar medicação para a dor em comparação com o grupo de mobilização.

Discussão

O estudo sugere que em torno de 7 sessões de manipulação cervical especifica visando principalmente a articulação atlantoaxiais e estimulação elétrica direcionado aos músculos suboccipitais, nervos occipitais maior e menor da coluna cervical superior, miofascial do occipital, supra orbitais e ramo oftálmico do nervo trigêmeo, até 2 vezes na semana resultou em maiores benefícios na melhora da dor.

Conclusão

Pode-se concluir que em um aspecto funcional e na redução do quadro álgico ambas técnicas apresentaram benefícios aos pacientes sobressaindo as técnicas manipulativas associadas ao agulhamento no tratamento de pacientes com cefaleias cervicogênicas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Manipulação; Mobilização; Cefaleia Cervicogênica; Agulhamento.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

inspirar - Paraná - Brasil, unipar - Paraná - Brasil

Autores

JULLY STEPHANIE RAMOS