Dados do Trabalho


Título do trabalho

INFLUENCIA DA DOENÇA CELIACA NO CONTROLE DO EQUILIBRIO DE MULHERES ADULTAS

Introdução

A doença celíaca (DC) é uma desordem imunomediada sistêmica, desencadeada pela ingestão de glúten e prolaminas relacionadas, afetando os indivíduos de forma multissistêmica e possivelmente o controle do equilíbrio (CE), aumentando o risco de quedas e mortalidade. A literatura carece de estudos que compreendem os efeitos da DC e dieta isenta de glúten (DSG) no CE, conhecimento este essencial para ajudar a delinear medidas para reduzir esses riscos em indivíduos com essa condição.

Objetivo

Analisar a influência da DC no controle do equilíbrio de mulheres adultas.

Metologia

Estudo transversal, descritivo, comparativo, quantitativo. Foram avaliadas 52 mulheres de 18-56 anos com (GDC, n=26) e sem DC (GC, n=26). O CE foi avaliado pela velocidade de oscilação do centro de gravidade (VOCOG) no teste de organização sensorial (TOS) do Smart Equitest®Neurocom™. A DSG do GDC foi avaliada pelo Celiac Dietary Adherence Test. Utilizou-se o teste t independente (SPSS 20.0) para verificar a diferença na média da VOCOG entre grupos, adotou-se nível de significância de 5%.

Resultados

Os grupos foram homogêneos em idade, peso e altura. GDC: 29,7 anos (±9,8), GC: 30 anos (±10,7). No GDC: 18 mulheres (69,3%) têm aderência à DSG e 8 mulheres (30,7%) apresentaram pior aderência. Em média, o GDC mostrou menor escore de equilíbrio nas condições 5 e 6 (TOS5=48,4% ± 20; TOS6=48,2% ± 16,6) do que o GC (TOS5=61,4% ± 13,5; TOS6=58% ± 17,1). Essa diferença foi significativa nas duas condições do TOS, onde o padrão de referência é o sistema vestibular.

Discussão

O déficit vestibular (DV) presente em indivíduos com DC parece não afetar o escore total de equilíbrio, sendo justificado pela substituição sensorial de adaptação, onde há compensação do DV pelos outros sistemas sensoriais. No entanto, não podemos excluir a importância do diagnóstico do distúrbio vestibular, já que este pode limitar outras tarefas do dia-a-dia, onde este sistema é fortemente estimulado, como em movimentos de cabeça durante a marcha.

Conclusão

Mulheres adultas com DC apresentam aderência à DSG e menor controle de equilíbrio quando necessitam maior ativação do sistema vestibular.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Mulheres; Equilíbrio postural; Doença Celíaca.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

NATALIA MACHADO EDUARDO, ISIS DE MELO OSTROSKI, ANGELA JACQUES BELLINI, PATRICIA PARIZOTTO, GILMAR MORAES SANTOS