Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE EXERCICIOS NO EQUILIBRIO DE ATLETAS DE BASQUETEBOL DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL
Introdução
Exercícios de equilíbrio e controle motor são utilizados na prática esportiva com a intenção de minimizar lesões de membros inferiores (HALL, 2018;.MINOONEJAD, 2019; SASAKI, 2019). O basquetebol é um esporte de contato, com saltos e mudanças de direção durante o jogo, sendo que o equilíbrio estático e dinâmico são fundamentais para um bom desempenho na prática esportiva.
Objetivo
O presente estudo teve o objetivo avaliar os efeitos de um protocolo de exercícios no equilíbrio de atletas de basquetebol masculino de uma universidade do sul do Brasil.
Metologia
Aprovação pelo CEP (5.791.938). Participaram 17 atletas com idade de 20 a 35 anos, de uma equipe de basquetebol masculino. Foi aplicado um protocolo com foco no equilíbrio, 2x por semana, por 8 semanas. A avaliação foi pelo Balance Error Scoring System (BESS), antes e após a intervenção com agachamentos unilateral e isométricos; aterrissagem unipodal em superfície instável; estabilidade da cintura escapular; prancha dinâmica; stiff unipodal; exercício com perna em 4 realizando rotação de tronco.
Resultados
53% aderiram acima de 70% ao protocolo (n=9), sendo que estes apresentaram melhora no equilíbrio nos apoios tandem e unipodal. No BESS pré, observou-se no apoio unipodal: 89% de scores ruins, 12% péssimos, 34% bons e zero excelente. No apoio tandem observou-se 12% de scores ruins, zero péssimo, 23% excelentes e 67% bons. No pós, no apoio unipodal, 89% tiveram evolução de score e no apoio tandem, 78%. Nos atletas que não aderiram ao protocolo (n=8) não houveram alterações no score do teste.
Discussão
O protocolo de exercícios utilizado neste estudo auxiliou na melhora do equilíbrio dos atletas de basquetebol. Estes atletas habitualmente vivenciam o contato físico e diversas situações que envolvem instabilidades, como acelerações, desacelerações e mudanças de direção. Com isso, o treinamento de equilíbrio pode ser utilizado para auxiliar na manutenção do controle postural e estabilidade durante os jogos, auxiliando também na prevenção de lesões (BOCCOLINI et al., 2013; DOMEIKA et al., 2020).
Conclusão
Ao final deste estudo pode-se concluir que o protocolo de exercícios proposto foi efetivo na melhora do equilíbrio postural dos atletas de basquetebol. No entanto, sugerem-se futuros estudos com amostras maiores, a fim de se confirmar ou refutar os resultados encontrados.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
equilíbrio, basquetebol, fisioterapia esportiva, propriocepção, cinesioterapia.
Área
Série de casos
Categoria
Fisioterapia Esportiva
Instituições
Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
GABRIELA FLORES MANKE, BRUNA RODRIGUES PEREIRA, EDUARDA ÁVILA PINTO, LISIANE PIAZZA LUZA, GUSTAVO DIAS FERREIRA