Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE COMPARATIVA ENTRE AS INTERVENÇOES FISIOTERAPEUTICAS: BOBATH E THERASUIT EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Introdução

A Paralisia Cerebral é capaz de afetar diferentes áreas do cérebro e possui uma gama de fatores etiológicos, principalmente no período perinatal. Ela é classificada como espástica, discinétca ou atáxica, dependendo do campo cerebral atingido, exigindo uma equipe multidisciplinar no tratamento. Nesses casos, a fisioterapia objetiva proporcionar melhor qualidade de vida e independência funcional, destacando-se duas intervenções fisioterapêuticas muito utilizadas: o conceito Bobath e Therasuit.

Objetivo

Realizar uma análise comparativa entre as intervenções fisioterapêuticas Bobath e Therasuit em crianças com Paralisia Cerebral.

Metologia

Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa. Foram selecionados artigos de revisão sistemática, revisão integrativa e estudo transversal, publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados: PubMed, Scielo e LILACS, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram utilizados os operadores boleanos “AND” e ”OR”, associados aos descritores: “Cerebral palsy” AND “Bobath” OR “Therasuit”

Resultados

Foram encontrados 899 artigos e selecionados apenas 8 desses, que atenderam ao critério de inclusão: trabalhos que utilizaram therasuit ou conceito bobath no tratamento de crianças com PC, publicados de 2018 a 2023; e exclusão: aqueles que não estão disponibilizados de forma gratuita nas bases de dados e os que não atenderam ao tema proposto.

Discussão

O Bobath visa melhorar principalmente tônus e o alinhamento postural, estimulados através de pontos chaves (como cotovelo, quadril ou joelhos) auxiliados pelo terapeuta, e demonstrou melhora nos quadros clínicos estudados. Enquanto que, o Therasuit utiliza órteses dinâmicas aliadas a uma gaiola de habilidades, reabilitando a função motora e equilíbrio dinâmico. Logo, resultou no ganho da resistência muscular e suporte da marcha, promovidos pelos estímulos proprioceptivos e auxílio das vestes.

Conclusão

Portanto, após serem analisados os estudos que utilizaram o Bobath ou Therasuit em seu tratamento, evidenciou-se que ambos com suas particularidades proporcionaram melhoras significativas do estado funcional nas crianças com PC, validados principalmente pela escala de Medida da Função Motora Grossa (GMFM), consequentemente impactando de forma positiva na vida desses indivíduos, proporcionando ainda mais participação social e autonomia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Paralisia cerebral; fisioterapia; bobath; therasuit.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Universidade da Amazônia - Pará - Brasil

Autores

JAQUELINE VITORIA MONTEIRO SILVA, LOHANA LISLEI CONCEIÇÃO MENDES, LETICIA PALMEIRAS VELASCO, ALLAYNA BIANCA COSTA MARTINS, BRENDA SOUZA MOREIRA