Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DA FUNÇAO PULMONAR EM PACIENTES DIALITICOS

Introdução

A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal, consequentemente desenvolvem complicações pulmonares. O objetivo foi comparar a função pulmonar, em pacientes hemodialíticos com cateter venoso central (CVC) e fístula arteriovenosa (FAV).

Objetivo

Comparar a função pulmonar em pacientes hemodialíticos com cateter venoso central e fístula arteriovenosa.

Metologia

O estudo foi realizado no Hospital da região metropolitana de Curitiba/PR. De novembro a dezembro de 2022. Incluídos pacientes acima de 18 anos, ambos os gêneros e responsivos. Realizado anamnese, teste de espirometria (Capacidade Vital Forçada [CVF] [l]; Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo [VEF1] [l]; Pico de Fluxo Expiratório [PFE] [l/s]; Fluxo Expiratório Forçado médio [FEF] [l/s]; Relação entre o Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo com a Capacidade Vital Forçada [VEF1/CVF] [%]) com uma inspiração máxima, em seguida uma expiração forçada, lábios ocluídos ao bocal descartável, em três repetições, com intervalo de um minuto.

Resultados

Dos 27 pacientes, 9 (33,3%) com CVC e 18 (66,7%) com FAV, entre 57,7 (±18,0) anos. Nos pacientes com FAV, a CVF foi 2,1l/s, e o VEF1 1,9l, enquanto nos pacientes com CVC a CVF foi 213,2l/s e o VEF1 1,6l. Os pacientes com FAV apresentaram um FEF com uma média acima dos parâmetros de referência com 516,0 (±7,3)l/s, em comparação aos pacientes com CVC 93,7(±9,3)l/s. A relação do VEF1/CVF obteve o mesmo resultado em ambos os grupos 0,9%.

Discussão

Comparando o resultado da CVF e VEF1 entre os grupos, ambos apresentaram diminuição da função pulmonar, porém pacientes com FAV demonstraram parâmetros melhores em todas as variáveis da espirometria.

Conclusão

Indiferente da via de acesso para a hemodiálise, podendo classificar esses pacientes com distúrbio pulmonar restritivo. Sendo que os pacientes com FAV apresentaram melhores escores em relação a qualidade de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Hemodiálise. Espirometria. Pico de fluxo expiratório. Fístula arteriovenosa. Cateterismo venoso central. Fisioterapia. Testes de função respiratória.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL) - Paraná - Brasil

Autores

MATHEUS PORTO, ANDRIELLY PORTELA DA ROCHA VAZ IMROTH, SILVIA APARECIDA FERREIRA PERUZZO