Dados do Trabalho


Título do trabalho

LIBERAÇAO MIOFASCIAL NA DESATIVAÇAO DE PONTOS DE GATILHOS NA FIBROMIALGIA: REVISAO DE LITERATURA

Introdução

A Fibromialgia (FM) trata-se de uma síndrome dolorosa crônica de surgimento idiopático, de natureza não tão conhecida no meio popular, que acomete majoritariamente indivíduos do sexo feminino, tendo como características dores musculoesqueléticas distribuídas por todo o corpo.

Objetivo

Esta obra tem como objetivo principal abordar a importância a liberação miofascial na desativação de pontos de gatilhos na fibromialgia. Seguido pelos objetivos específicos, quais são, apresentar o contexto histórico e sociológico da fibromialgia, discorrer sobre a fibromialgia do ponto de vista funcional e apontar a importância da fisioterapia na aplicação de técnicas de liberação miofascial na melhora do quadro de pontos gatilhos na fibromialgia.

Metologia

Esta obra trata-se de uma revisão bibliográfica com levantamentos bibliográficos em sites confiáveis.

Resultados

Foram encontados 6 artigos centificos de estudos de casos, para embasar essa revisão.

Discussão

Diante as considerações dos autores, os quias foram de suma importancia para a qualificação desta obra, a liberação miofacial é um método em si é eficaz no tratamento da patologia.

Conclusão

Mediante a elaboração desta obra, notou-se a eficácia do tratamento da síndrome de Fibromialgia por meio da liberação miofascial, uma vez que, estudos comprovaram a eficácia da técnica na melhora da qualidade de vida dos adeptos do método, não só no quadro de desativação de pontos gatilhos, mais também de demais pontos dolorosos, ansiedade, depressão e rigidez muscular.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Pontos dolorosos. Síndrome. Método.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Faculdade Adventista da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

DENISE DOS SANTOS POLICARPO, SUELE DE SOUZA XAVIER, MARCELO DE OLIVEIRA LEMOS