Dados do Trabalho


Título do trabalho

FISIOTERAPIA EM SAUDE MENTAL: RELATO DA EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO E DA DISCIPLINA TEORICA DE FISIOTERAPIA EM SAUDE MENTAL NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

Introdução

Os estilos de vida são diversos, acelerados, sedentários, repetitivos ou flexíveis e todos se relacionam com o aumento de doenças crônicas como a depressão e a ansiedade. Assim o departamento de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde reiterou a urgência em pesquisas e novas políticas para a promoção da saúde e do bem-estar. Neste contexto o Curso de Fisioterapia da FURB é inovador pois criou a disciplina de Fisioterapia em Saúde Mental e o Estágio Supervisionado na área.

Objetivo

Apresentar a experiência do estágio supervisionado e da disciplina teórica de fisioterapia em saúde mental na FURB e seu impacto na graduação dos alunos.

Metologia

O relato de caso é apresentado através da experiência de 19 anos de Supervisão de Estágio da Profa. Mônica Weiler Ceccato na Unidade Psiquiátrica do Hospital Santa Catarina de Blumenau com alunos das 8as e 9as fases do Curso de Fisioterapia da Furb. Bem como se deu, a partir desta vivência, a contsrução da disciplina teórica.

Resultados

O estágio iniciou em 1998 e a disciplina teórica em 2010. Antes esta disciplina era nominada de Psicopatologia e ministrada por psiquiatras, porém havia a necessidade da compreensão da funcionalidade. Assim, a experiência da supervisão de estágio neste local contribuiu para a criação da disciplina teórica de Fisioterapia em Saúde Mental. As avaliações e a programação do tratamento fisioterapêutico são individuais. O grupo fisioterapêutico é um diferencial estratégico de integração na unidade.

Discussão

O estágio oportunizou a associação teórico-prática de quais eram as característica cinéticofuncionais de pacientes com transtornos mentais e qualificação da abordagem e do manejo. O que contribuiu para gerar capacidades e habilidades de atuação dos estudantes de fisioterapia em saúde mental. Na disciplina teórica houve o aprofundamento dos quadros clínicos e do estado mental, sendo os mais estudados o trantorno de humor bipolar, a depressão, a esquizofrenia, a ansiedade. Foram abordados conhecimentos do núcleo e do campo da Fisioterapia pois a Saúde Mental é uma temática transversal na interdisciplinaridade.

Conclusão

Os alunos se beneficiam com a Fisioterapia em Saúde Mental pois ampliam a visão sistêmica sobre o diagnóstico fisioterpêutico e sobre a complexidade da vida. Levam suas experiências para os outros campos de estágio que já são clássicos e percebem que conhecer sobre saúde mental qualifica seus atendimentos. Atualmente o Curso de Fisioterapia da FURB também aborda a saúde mental na atenção básica e secundária do município. E mantém o estágio na unidade psiquiátrica que contempla a atençao terciária em saúde mental.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia. Saúde Mental. Bem-estar humano. Estágio Supervisionado.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Saúde Pública

Instituições

FURB - Santa Catarina - Brasil

Autores

MONICA WEILER CECCATO