Dados do Trabalho


Título do trabalho

CARACTERIZAÇAO DOS MECANISMOS DE CONTROLE DO EQUILIBRIO EM IDOSOS

Introdução

O envelhecimento origina diversas alterações, sendo o controle do equilíbrio (CE) considerada uma das mais frequentes. Essa, quando presente, poderá levar o idoso a queda e suas consequências como fraturas ou até mesmo a óbito. Para prevenir esse quadro torna-se cada vez mais importante realizar programas de prevenção, permitindo identificar os sistemas deficitários para manutenção do CE. Afim de criar estratégias de prevenção e tratamento que permitam melhorar a performance do CE nos idosos.

Objetivo

Caracterizar os mecanismos de controle do equilíbrio no processo de envelhecimento: avaliação de duas faixas etárias.

Metologia

Estudo comparativo, transversal e exploratório. Incluiu-se no estudo: idosos de ambos os sexos, divididos em dois grupos: grupo 1 (G1 - 60 a 69 anos) e grupo 2 (G2 - 70 a 79 anos), a coleta de dados ocorreu entre agosto e dezembro de 2019. Avaliou-se o equilíbrio postural dos idosos utilizando o teste de organização sensorial do equipamento da Neurocon Smart Equitest. Os dados foram analisados no SPSS versão 20.0, através do teste U de Mann Whitney, com nível de significância de p<0,05.

Resultados

Foram avaliados 183 indivíduos, G1=92 e G2=91.Destes, 123(67,2%) eram do sexo feminino. Dos avaliados, 99 apresentaram alterações no sistema vestibular, (G1=51 e G2=48), contudo não houve diferença p=0,716. Já em relação ao sistema visual, 28 apresentaram déficit, (G1=21 e G2=7), p=0,005. No sistema somatossensorial 16 apresentaram déficit (G1=10 e G2=6), p=0,307.

Discussão

Apesar das acuidades sistêmicas decorrentes do envelhecimento, a idade por si só não constitui um impedimento para a cirurgia de catarata, beneficiando principalmente os idosos com idade mais avançada. A cirurgia melhora a acuidade visual, diminui o risco de quedas e fraturas de quadril, melhora o equilíbrio e qualidade de vida, resultando em idosos mais ativos fisicamente, sendo este imperativo para prevenção de quedas e acidentes.

Conclusão

Os achados mostraram que os idosos de ambas as faixas etárias apresentaram algum déficit nos três sistemas de CE. No entanto, não foi caracterizado maior alteração nos mecanismos com o processo de envelhecimento. Apesar da visão apresentar diferença entre os grupos, o maior número de indivíduos com déficit neste mecanismo estava presente no G1, provavelmente devido ao maior número de cirurgias para correção visual no G2 (G1=6 e G2=18), implicando na melhora da performance da visão.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Idoso; Equilíbrio postural; Acidentes por quedas.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UDESC - Santa Catarina - Brasil, UNIPAMPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ISIS DE MELO OSTROSKI, GRAZIELA MORGANA SILVA TAVARES, EMILY LETICIA DA SILVEIRA ZANFERARI, LILIAN PINTO TEIXEIRA, GILMAR MORAES SANTOS