Dados do Trabalho


Título do trabalho

ESTUDO ANATOMICO DA INERVAÇAO DOS MUSCULOS FIBULARES LONGO (FL) E CURTO (FC) E SUA RELAÇAO COM OS PONTOS-GATILHO MIOFASCIAIS: RESULTADOS PRELIMINARIES

Introdução

Síndrome da dor miofascial (SDM) é uma causa comum de dor crônica musculoesquelética estando associada com restrições de atividades de vida diária e é caracterizada pelos pontos gatilhos miofasciais (PGMs). A síndrome da dor miofascial tem uma grande prevalência na população em geral em torno de 85%. PGMs são identificados clinicamente pela palpação de uma banda tensa de músculo ou fáscia e representam áreas anatômicas sensíveis com sintomas de dor que se manifestam com estímulo. A fisiopatologia do PGMs não está clara e tem sido sugerido que PGMs ocorre quando receptores dolorosos coincidem com a placa motora do músculo. Uma das mais frequentes SDM dos membros inferiores é a Síndrome do Fibular Longo. A patologia do tendão fibular ocorre devido a uma ampla variedade de etiologias, incluindo, mais comumente, uso excessivo e entorse de tornozelo. Publicações prévias referem PGMs coincidir com junções neuromusculares e placas motoras, na zona de inervação (ZI). Nosso estudo tem como objetivo descrever a inervação dos músculos fibular longo e curto e relacionar com os PGMs descritos clinicamente.

Objetivo

O objetivo é fornecer um substrato anatômico para os PGMs dos músculos fibulares longo e curto auxiliando no melhor entendimento da fisiopatologia e nos tratamentos oferecidos tanto na prática clínica quanto na cirúrgica.

Metologia

Músculos fibulares longo (FL) e curto (FC) de seis cadáveres foram cuidadosamente dissecados desde sua origem para observar o ponto exato onde os nervos penetram nos ventres dos músculos. Estas entradas dos nervos nos músculos foram mapeadas através de um gráfico cartesiano. A análise estatística foi feita com distribuição marginal Poisson e função de ligação identidade seguida de comparações múltiplas de Bonferroni para identificar entre quais áreas ocorreram às diferenças (p <0.05).

Resultados

O quadrante 1, seguido do quadrante 2 obtiveram maior número de pontos de entrada do nervo fibular superficial nos músculos fibulares longo e curto com uma média de 6 (67%) e 3 (50%) para quadrante 1, FL e FC respectivamente, seguida pelo quadrante 2, com 3 (33%) e 2 (33%) para quadrante 2, FL e FC respectivamente. O quadrante 3 do FC obteve uma média de 1 ponto de entrada do nervo no ventre do músculo (17%).

Discussão

A inervação do nervo fibular superficial apresenta relevância em diversas áreas da medicina como anatomia, ortopedia, neurologia e cirurgia. Foram encontrados maior número de pontos de entrada do nervo fibular superficial no ventre do músculo FL e FC nos quadrantes superiores, principalmente na entrada do nervo nos músculos.

Conclusão

De acordo com os dados disponíveis na literatura médica, os pontos de entrada do nervo fibular superficial nos músculos FL e FC apresentam relação com as áreas de pontos gatilho referida na literatura . Correlação anatômica dos pontos gatilho podem ser uma ferramenta importante para melhor entendimento da fisiopatologia destas doenças e prover uma base para seu tratamento.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

pontos gatilho; músculo fibular longo; músculo fibular curto; anatomia; nervos; miofascial

Área

Estudo randomizado

Instituições

Faculdade de Medicina São Paulo FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

NAZARETH CRISTINA DELANTONIA LOURENÇAO