Dados do Trabalho


Título do trabalho

SALA DE ESPERA: UM ESPAÇO DE ESPERA OU DE MOVIMENTO?

Introdução

A sala de espera é um ambiente de primeiro contato, um lugar de acolhimento e oportunidade de aprendizagem, auxiliando na criação de vínculo entre usuários e profissionais de saúde. Nesse contexto, transformando esse tempo ocioso de espera de atendimento em uma ferramenta de promoção da saúde, proporcionando à comunidade atendida a ressignificação de hábitos e reflexão sobre os temas discutidos, possibilitando a interação do conhecimento popular com os saberes dos profissionais de saúde.

Objetivo

O presente estudo tem o objetivo de relatar a importância da sala de espera como espaço de educação e promoção da saúde, da autonomia no cuidado à saúde, da interação social entre usuários e da criação de vínculos entre profissionais, estudantes e público atendido no serviço.

Metologia

É um relato de experiência, baseado na vivência das bolsistas de Fisioterapia do PET-Saúde, que propõe a realização de atividades de interação entre universidade, trabalho e comunidade. A dinâmica chamada de “Minuto Movimento” foi constituída por práticas corporais, que consistia na realização de alongamentos e exercícios físicos ativos em sala de espera para os pacientes e cuidadores de um Centro de Reabilitação do SUS, aconteceu duas vezes por semana, durante os meses de março e junho de 2023.

Resultados

Verificou-se que a ação na sala de espera com foco no movimento é uma ferramenta que contribuiu para aproximação das bolsistas com os usuários do serviço, capaz de incentivar a prática de atividades físicas, contribuindo para prevenção de doenças e promoção da saúde e, ainda, otimizando o tempo de espera. As práticas corporais e desenvolvimento de atividades físicas integram as ações prioritárias da Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

Discussão

Notou-se durante as ações a disposição e interesse do público em participar da atividade, buscando sempre executar corretamente os exercícios, assim como a apropriação acerca da importância do cuidado com sua própria saúde. A dinâmica também possibilitou um espaço de escuta ativa, em que os participantes podiam trazer seus questionamentos e receber orientações.

Conclusão

A ação impactou na humanização em saúde, visto que os participantes do processo se reconheceram como protagonistas do cuidado em saúde. Percebe-se a importância das intervenções na sala de espera, buscando garantir a universalidade de acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. Reforça-se a relevância acadêmica e social da experiência, proporcionando a formação de profissionais engajados na transformação social da realidade das desigualdades em saúde do Brasil.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Práticas corporais. Promoção em Saúde. Saúde Coletiva.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAROLINA LUAR DUARTE DE ANDRADE, ANA JÚLIA DA SILVA BITTENCOURT, LETICIA DANIELLI ALMEIDA WELTER, DAIANA PICOLOTO